O que é o Elysium Project?
É um projeto OpenSource que pretende renascer das cinzas do OpenTibia e do proprio Tibia. Na verdade, é um projeto que pretender superar e se tornar algo muito alem de qualquer coisa antes vista por aqui.
Mas antes de continuar, gostaria de contar a historia que levou até a criação desse projeto.
Era meados de 2008 que comecei a desenvolver bots, na linguagem Visual Basic. Continuei isso até metade de 2010, quando realizei que Bots tinham um proposito infeliz e egoísta,o proposito de vencer a qualquer custo.
Depois que parei, fiquei com todo o conhecimento do Client de Tibia sem uso, e ai que surge a ideia de criar um projeto de customização de Clients. Depois de estudar profundamente a estrutura do Client da Cipsoft, vi que não existia mais futuro naquilo, então, comecei a ideia de criar um Client para OpenTibia.
Comecei pelo básico, como entender o Arquivo Spr e o Dat. Descobri que a estrutura do Dat era infeliz, no minimo. Mal organizada, de dificil compreensão, etc.
Percebi que o buraco era mais embaixo.Para fazer bem feito, teria que mudar tudo em relação ao Dat. Depois,comecei a pesquisar a realidade do OpenTibia.
E qual era a realidade? Horrivel.
Codigo do OpenTibia, é uma bagunça. Estrutura do OpenTibia, idem. E pior,praticamente toda a logica do Game está na source, e não na parte de Scripting(Lua).
Percebi que OpenTibia também carece de MapEditor atualizado, Item Editor, ferramentas necessárias para customização do Server.
Percebi que praticamente tudo no OpenTibia é feito na gambiarra.
Percebi que o OpenTibia foi criado para ser um simulador dos Servidores oficiais de Tibia da Cipsoft. Nada mais, nada menos.
Percebi que o OpenTibia está morrendo.
Mas eu percebi algo pior. A comunidade do OpenTibia é preguiçosa.Percebi que querem algo fácil.
Percebi que querem customizar com varios metodos e varias maneiras o Client da Cipsoft por que não tem nem capacidade e nem vontade(que é a coisa mais importante para realizar algo) de criar um Client próprio.Percebi que isso daqui tá se afundando e ninguém parece perceber ou ligar para isso.
E depois de descobrir essa realidade,eu quero criar uma revolução.Eu quero tornar meus ideais realidade.O ideal é construir um projeto que seja voltado a ajudar pessoas criarem MMORPGS 2D,um projeto aonde as pessoas aprendam a contribuir e a usufruir, que ajude as pessoas perceberem que no final juntos somos mais fortes, um ideal capaz até de mudar o mundo.
Graficos e Client

Vamos começar por um dos aspectos mais visíveis de um jogo: os gráficos.
Esse projeto vai usar gráficos isométricos(foto acima). Mas o que são gráficos isométricos?
Graficos isométricos, também conhecidos como 2.5D, são gráficos onde cria-se uma noção falsa de 3D. Continua sendo baseado em tiles, continua 2D, mas com um aspecto melhor.Para mais informações: Aqui.
E como vai ser a criação de sprites?
Simples: Modelagem 3D. Você cria o modelo 3D, coloca a câmera nos graus isométricos e pega o sprite. É muito vantajoso para personagens, monstros e NPCs, aonde você precisa de sprites das 8 direções que eles podem tomar.
E no Client?A novidade é scripting. Detalhes ainda serão discutidos em relação a essa Feature, mas ela é útil para customização do Client como o Scripting possibilita a customização no Server.
Server
Ah,chegamos na parte principal.
O Server,será algo incomparável com o OpenTibia.Toda a logica do OpenTibia fica retida na source,sem flexibilidade alguma,com a unica alternativa a edição da source.
Com o Elysium não vai ser assim.Alem de um código limpo, bom design, eu quero empregar uma arquitetura tão dinamica e tão flexivel que será possível usar o Server Online e OffLine.
Com o elysium o máximo da logica do game vai para o lua. Por que? Para tornar o server o mais flexível e customizável possível.
Conclusão:
Eu não apresentei muitos detalhes técnicos.Por que? Primeiro que seria uma leitura massante. Segundo, muitos detalhes precisam ser revisados e discutidos e terceiro, muitos outros detalhes só aparecem no desenvolvimento.
Mas a questão aqui foi apresentar o projeto para reunir uma equipe. Veja, esse projeto é criado pela comunidade para a comunidade. A questão é que todo projeto precisa de uma equipe com dedicação tanto para construir a base quanto dar manutenção e fazer melhorias.
Por enquanto isso daqui não passa de um sonho. Um sonho criado por mim mas que foi feito para você. Sem você, o projeto perde o objetivo e o sentido.
Um sonho que so serve se é sonhado por muitos.