Venho aqui hoje para expor os motivos por estar saindo do XTibia e talvez abrir os olhos de muitos de vocês para tudo
o que acontece dentro do XTibia.
Ao longo de quase 2 anos que frequento o fórum, aprendi muito na linguagem lua, mas infelizmente nunca tive
apoio algum por parte dos líderes. Tentei por diversas vezes algum melhoramento para a seção de scripting
mas nunca fui ouvido. Entretanto, este não é meu aborrecimento principal.
O primeiro problema que tive com o xtibia, infelizmente, custou meu projeto de OpenTibia voltado para pokemons. Nossa
equipe estava trabalhando para terminarmos o servido o quanto antes e fomos contatados por então um coordenador do xtibia.
Bom, nos foi prometido divulgação de nosso servidor em troca da exposição do nome XTibia em nosso servidor e site. Fechamos
a parceria, inclusive mandamos todo o material que nos foi pedido. Uma seção na área de Servidores Incentivados foi criada
em nosso nome mas nunca tivemos o que foi prometido, uma vez que o Administrador do fórum disse que teríamos que postar nosso
servidor juntamente com as sources, coisa que não nos foi exigida antes de fecharmos o acordo. Desde então nossa equipe se
desmotivou e paramos de desenvolver.
Logo após isto, passei a observar e refletir sobre algumas coisas que acontecem internamente e percebi que o ambiente é muito
sujo. Nós da equipe - quando me referir à equipe, refiro-me à colaboração e moderação - somos muito cobrados. Exigem muito
mas não temos apoio algum, somos lançados à nossa própria sorte.
Quanto aos projetos de crescimento, não vi nenhuma atitude que realmente faça surtir efeito. Eu ouço falar em lista de servidores
a nada menos que 10 meses. E quanto ao portal? Não temos um portal. Sinceramente, o que vejo é muita conversa e pouca ação. Os
números no rodapé do forúm não refletem necessariamente a situação atual. Não mostra o crescimento do fórum ou do conteúdo. Usuários
registrados não são usuários ativos.
Nos últimos tempos, muitas pessoas boas saíram da equipe por muitos dos motivos que citei acima. Quando o JV saiu da equipe, o que
foi publicado é que ele estava saindo por problemas pessoais e que voltaria. Seria esta a verdade? Infelizmente, não. O real motivo
é justamente a insatisfação com a situação do XTibia e as posições tomadas pelo Administrador.
Discordo da ideologia que o Gustavo tenta transmitir, de algo colaborativo mas quando realmente ele lucra - e muito - com nosso
trabalho. Nos últimos tempos o fórum foi invadido por banners em todos os lugares. Ele mal visita o próprio fórum. Você sabia que
a promogames e o XTibia tem o mesmo dono? Ao meu ver, eu acho incorreto vincular o nome de um projeto colaborativo a outro projeto
que tem como objetivo o lucro.
Por fim, a promoção do Lordfire foi a gota d'água. O que nos transpassa é que foi uma promoção mais por amizade que merecimento.
Muitos podem pensar que seria inveja ou algo do tipo, mas eu tenho plena consciência de que não poderia jamais almejar este cargo
na situação que me encontro hoje. Meu tempo é muito excasso e tento ao máximo ajudar na minha área mas sei que não faço o melhor
trabalho nem que sou o melhor moderador.
Àquele que for me banir - se for - cabe a decisão de remover o meu conteúdo.
Sem mais agradeço aos amigos que conheci aqui e que certamente alguns levarei para a vida inteira.
flw