Criando Quest
Muitas pessoas ainda nao sabem ou se confundem ao criar um bau de quest, esse tutorial aqui vai ensinar direitinho como criar um.
Este tutorial é dividido em 4 passos.
Criando Quest
-Passo 1 - Script.lua
crie um arquivo.lua novo, ele deve ficar localizado na pasta data/actions/scripts e escreva isto nele:
function onUse(cid, item, frompos, item2, topos) if item.uid == X then queststatus = getPlayerStorageValue(cid,Y) if queststatus == -1 or queststatus == 0 then doPlayerSendTextMessage(cid,22,"Você achou um(a) Z") item_uid = doPlayerAddItem(cid,ID,Q) setPlayerStorageValue(cid,Y,1) else doPlayerSendTextMessage(cid,22,"O baú está vazio.") end else return 0 end return 1 end
Passo 2 - Configurando o Script.lua
Note que no script acima tem algumas variaveis: "X", "Y", "Z", Q e ""ID"
e em um bau de quest isso é que tem que ser configuravel... vou ensinar agora o que deve ser substituidos por essas letras e como fazer:
2.a - Configurando X
Esta variavel devera ser substituida por um numero maior que 1000, vc vai selecionar este numero pelo seu MAP EDITOR. Abra seu editor, va no bau onde fica localizada a quest entao clique com o botao direito no item e selecione PROPRIEDADES.
Vai apareçer 2 opções: Action ID e Unique ID, unique id é o que nos interessa...
entao onde tem unique id vc seleciona um numero a seu gosto.. como EXEMPLO vamos usar 2000.
2.b - Configurando Y
Esta variavel é chamada de DATA KEY e é o codigo que diz se o player fez ou nao esta quest.
ESTE NUMERO É A IDENTIDADE DA QUEST, SE 2 QUESTS TIVEREM A MESMA DATA KEY VAI DAR PROBLEMA NA QUEST, entao certifique-se que nenhuma outra quest/action possui este numero que vc vai escolher...
*Dica: Eu aconselho a usar o mesmo numero do uniqueid por uma questao de organização até.
Seguindo a dica entao vamos usar neste exemplo o numero 2000.
PS: este numero apareçe 2x no script, lembre-se de por ele corretamente nos 2 lugares, este numero nao precisa ser igual ao unique id, vc pode escolher outro, eu estou colocando o mesmo numero por uma questao de praticidade.
2.c - Configurando Z
Este é o mais facil, Z sera substituido pelo nome do item que a quest da (isso é aquele texto verinho que apareçe quando vc pega um item. Neste exemplo vamos usar umaMagic Sword.
2.d - Configurando Q
Este é bem simples tambem, e é configuravel apenas quando o item é contavel como dinheiro, bolts e etc... quando o ITEM NAO É CONTAVEL entao esta variavel fica sempre 1.
Como Magic Sword nao é um item contavel entao Q vai ser 1.
2.e - Configurando ID
Este é bem facinho de se configurar, nada mais é que o ID do item que o player vai ganhar.
Como no exemplo escolhi o item Magic Sword temos que usar o ID dela certo? smile.gif
O id da magic sworde é 2400.
PS: este id é de OT 7.4, o ID da magic sword em ot 7.5 é outro..
Passo 3 - Substituindo as Variaveis.
Voltando agora ao script, vamos substituir os valores, substituindo tudo direitinho no script vai ficar assim:
function onUse(cid, item, frompos, item2, topos) if item.uid == 2000 then queststatus = getPlayerStorageValue(cid,2000) if queststatus == -1 or queststatus == 0 then doPlayerSendTextMessage(cid,22,"Você achou um(a) Magic Sword") item_uid = doPlayerAddItem(cid,2400,1) setPlayerStorageValue(cid,2000,1) else doPlayerSendTextMessage(cid,22,"O baú está vazio.") end else return 0 end return 1 end
Esta quase acabando!!!
Passo 4 - Adicionando o Script.lua nos Actions.
Antes de tudo lembre-se que o seu arquivo ate agora nao tem nome, como este bau da uma magic sword como item, entao vamos por o nome dele de MagicSwordQuest.
Agora va no actions.xml e abra em bloco de notas, e adicione isto la:
<action uniqueid="2000" script="MagicSwordQuest.lua" />
Salve e Feche.
Pronto, sua quest foi criada com sucessso!!!
Passo 5 - Como fazer quest de escolha (OPCIONAL)
Agora para quem quier aprender como faz baus estilo o da annihilator, 2 baus ou mais, e vc só pode pegar um item, irei ensinar agora.
é bem simples, vou tentar explicar como funfa e vou postar exemplo.
nao tem o script inicial postado aqui? pronto, se for 2 baus vc junta 2 scripts em um só, se for 4, 4 scripts em um só, sendo que quando se faz isso se adiciona else antes dos outros if.
vou fazer um exemplo com 3 baus ok? smile.gif
vamos lá.
function onUse(cid, item, frompos, item2, topos) if item.uid == X¹ then --primeiro bau-- queststatus = getPlayerStorageValue(cid,Y) if queststatus == -1 or queststatus == 0 then doPlayerSendTextMessage(cid,22,"Você achou um(a) Z¹") item_uid = doPlayerAddItem(cid,ID¹,Q) setPlayerStorageValue(cid,Y,1) else doPlayerSendTextMessage(cid,22,"O baú está vazio.") end elseif item.uid == X² then --segundo bau-- queststatus = getPlayerStorageValue(cid,Y) if queststatus == -1 or queststatus == 0 then doPlayerSendTextMessage(cid,22,"Você achou um(a) Z²") item_uid = doPlayerAddItem(cid,ID²,Q) setPlayerStorageValue(cid,Y,1) else doPlayerSendTextMessage(cid,22,"O baú está vazio.") end elseif item.uid == X³ then --terceiro bau-- queststatus = getPlayerStorageValue(cid,Y) if queststatus == -1 or queststatus == 0 then doPlayerSendTextMessage(cid,22,"Você achou um(a) Z³") item_uid = doPlayerAddItem(cid,ID³,Q) setPlayerStorageValue(cid,Y,1) else doPlayerSendTextMessage(cid,22,"O baú está vazio.") end else return 0 end return 1 end
Para configurar é bem simples, é igual a um script normal, vc tem que preencher as variaves normalmente.
nota: vc vai notar uma diferença neste script, alem do elseif, vc pode ver que tem variaves diferentes assim: X¹, X² e X³.
vou ensinar como vc vai configurar.
o X é unique id, vc vai configurar como em um script normal, só que x¹ é diferente de x² que é diferente de x³.
O mesmo se aplica aos Z's, aos ID's, note que nao tem varios "Y", ou seja, o Y do primeiro bau é = ao do segundo e = ao do terceiro.
--Partindo para o exemplo pratico--
eu aconselho vc a fazer os UNIQUEIDS seguidos como no exemplo pratico.
X¹ = 3000
X² = 3001
X³ = 3002
Y = 3000.
Z¹ e ID¹ = Magic Sword (2400)
Z² e ID² = SCA (2431)
Z³ e ID³ = TH (2421)
PS: todos estes ids sao para 7.4, nao sei os de 7.5 decorados.
--Substituindo as variaveis--
fuction onUse(cid, item, frompos, item2, topos) if item.uid == 3000 then --primeiro bau-- queststatus = getPlayerStorageValue(cid,3000) if queststatus == -1 or queststatus == 0 then doPlayerSendTextMessage(cid,22,"Você achou um(a) Magic Sword") item_uid = doPlayerAddItem(cid,2400,1) setPlayerStorageValue(cid,3000,1) else doPlayerSendTextMessage(cid,22,"Vc ja pegou um dos 3 items.") end elseif item.uid == 3001 then --segundo bau-- queststatus = getPlayerStorageValue(cid,3000) if queststatus == -1 or queststatus == 0 then doPlayerSendTextMessage(cid,22,"Você achou um(a) Stonecutter Axe") item_uid = doPlayerAddItem(cid,2431,1) setPlayerStorageValue(cid,3000,1) else doPlayerSendTextMessage(cid,22,"Vc ja pegou um dos 3 items.") end elseif item.uid == 3002 then --terceiro bau-- queststatus = getPlayerStorageValue(cid,3000) if queststatus == -1 or queststatus == 0 then doPlayerSendTextMessage(cid,22,"Você achou um(a) Thunder Hammer") item_uid = doPlayerAddItem(cid,2421,1) setPlayerStorageValue(cid,3000,1) else doPlayerSendTextMessage(cid,22,"Vc ja pegou um dos 3 items.") end else return 0 end return 1 end
feche, salve e escolha o nome do seu script/quest
exemplo: armas.lua
--Adicionando no actions.xml--
abra o action.xml e adicione as tags dos baus.
--armas quest-- <action uniqueid="3000" script="armas.lua" /> <action uniqueid="3001" script="armas.lua" /> <action uniqueid="3002" script="armas.lua" /> --end armas quest--
É isso aí... espero que ajude!
By Dark-X