Estou aqui hoje para trazer um sistema simples que eu criei, porém pode ser até muito útil, o Sistema de Reputação !
-
Esse sistema vai funcionar da seguinte forma, você adiciona os monstros que darão Rep+ ao morrer, e a cada monstro desse, o player que o matou conquista +1 ponto de Reputação. Exemplo de monstro que seria legal adicionar: Bosses.
-
Outro meio de ganhar Reputação com esse sistema será matando outros players que estejam pk.
-
E o único meio de perder Pontos de Reputação é matando players que não estejam pk.
-
O Sistema também vem com um rank de Reputação que sera adicionado nas talkactions e listara os tops Reputação e um comando para verificar seus pontos de reputação.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Para que Esse Sistema pode ser Útil:
-
Vamos pensar da seguinte maneira, pontos ao matar. Diminuirá o número de pk's in-game pois mais players vão querer mata-los. (REP +)
-
Pontos negativos ao matar players comuns, também contribuirá para diminuição de pk's. (REP -)
-
Pontos por matar bosses e outros monstros fortes, vai estimular os player's a matarem monstros mais perigosos. (REP +)
Esse Sistema pode ser útil também para que só players com certa quantidade de Rep+ possam:
-Entrar em lugares;
-Fazer quests;
-Usar magias;
-Usar outras talkactions;
-E várias outras coisas.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Agora vamos ao que interessa os scripts:
Primeiro vai em "data/creaturescripts/scripts/" duplica um arquivo dessa pasta e renomeia para "repsystem" sem as aspas, nele cole:
--<Script by jhon992>-- function onKill(cid, target, lastHit) vetMonster = { "Demon", "Morgaroth", "Hydra", "Dragon" } -- adicionar monstros que darão rep+ -- Ao matar monstros do vetMonster, ganhara rep+. for i=0, #vetMonster do if (getCreatureName(target) == vetMonster[i]) then setPlayerStorageValue(cid, 102086, getPlayerStorageValue(cid, 102086)+1) doSendAnimatedText(getThingPos(cid), 'Rep+', 30) doPlayerSendTextMessage(cid, MESSAGE_EVENT_DEFAULT,"Você ganhou 1 ponto de reputação por matar um "..vetMonster[i]..".") return TRUE end end -- Ao matar um pk, ganhara rep+. if (isPlayer(target) == true) then if (getCreatureSkullType(target) > 2) then setPlayerStorageValue(cid, 102086, getPlayerStorageValue(cid, 102086)+1) doSendAnimatedText(getThingPos(cid), 'Rep+', 30) doPlayerSendTextMessage(cid, MESSAGE_EVENT_DEFAULT,"Você ganhou 1 ponto de reputação por matar "..getCreatureName(target)..".") return TRUE end -- Ao matar um player normal, ganhara rep-. setPlayerStorageValue(cid, 102086, getPlayerStorageValue(cid, 102086)-1) doSendAnimatedText(getThingPos(cid), 'Rep-', 144) doPlayerSendTextMessage(cid, MESSAGE_EVENT_DEFAULT,"Você perdeu 1 ponto de reputação por matar "..getCreatureName(target)..".") return TRUE end return TRUE end
Agora em "data/creaturescripts/creaturescripts.xml" cole a tag:
<event type="kill" name="RepSystem" event="script" value="repsystem.lua"/>
Entre na pasta "data/creaturescripts/scripts" novamente, e abra o arquivo "login.lua" sem as aspas. Nele cole a tag:
-- Verificar se é primeira vez que loga, pois ao usar storage ele ja começa com -1, -- Então vamos zera-lo para que sua Reputação comece do 0. if (getPlayerStorageValue(cid, 102087) ~= 1) then setPlayerStorageValue(cid, 102087, 1) setPlayerStorageValue(cid, 102086, 0) end registerCreatureEvent(cid, "RepSystem")
Terminamos a parte do Sistema e agora vamos para o talkaction de rank.
Vai na pasta "data/talkaction/scripts", duplique um arquivo e remomeie para "rankrep" sem as aspas. Abra-o e cole:
function getPlayerNameByGUID2(n) local c = db.getResult("SELECT `name` FROM `players` WHERE `id` = "..n..";") if c:getID() == -1 then return "SQL_ERROR["..n.."]" end return c:getDataString("name") end function onSay(cid, words, param) if (param == "") then doPlayerSendTextMessage(cid, MESSAGE_EVENT_DEFAULT,"Você possui "..getPlayerStorageValue(cid, 102086).." pontos de Reputação.") return TRUE end if (param == "rank") then local max = 50 local letters_to_next = 50 local name_now local name = "Highscore for Reputação\n" local rkn = 0 local no_break = 0 name = name.."\n" name = name.."Rank. Pontos | Nome do Jogador\n" local v = db.getResult("SELECT `player_id`, `value` FROM `player_storage` WHERE `key` = 102086 ORDER BY cast(value as INTEGER) DESC;") local kk = 0 repeat if kk == max or v:getID() == -1 then break end kk = kk+1 name_now, l = getPlayerNameByGUID2(v:getDataInt("player_id")), string.len(getPlayerNameByGUID2(v:getDataInt("player_id"))) space = "" for i=1, letters_to_next-l do space = space.." " end if name_now == nil then name_now = 'sql error['..v:getDataInt("player_id")..']' end name = name..kk..". "..v:getDataInt("value").." | "..name_now..space.." \n" until v:next() == false if name ~= "Highscore\n" then doPlayerPopupFYI(cid, name) end return TRUE else doPlayerSendCancel(cid, "Command valid: !rep, !rep rank.") return TRUE end end
E por último mais não menos importante, abra "data/talkactions/talkacitons.xml" e cole a tag:
<talkaction words="!rep" event="script" value="rankrep.lua"/>
Pronto, terminamos o nosso Simple Reputation System!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
----- Reputation Door-----
Vai em data/actions/script, duplica um arquivo e nomeia para "repDoor" sem as aspas e nele cole:
function onUse(cid, item, frompos, item2, topos) local quantRep = 30 -- quantidade de reset para entrar na porta newnPosition = {x=784, y=805, z=7} -- onde será teleportado ao clicar na porta if item.actionid == 2085 and getPlayerStorageValue(cid, 102086) >= quantRep then doTeleportThing(cid, newnPosition) doSendMagicEffect(newnPosition, 10) else doCreatureSay(cid, "Voce nao tem reputação suficiente para entrar!", TALKTYPE_ORANGE_1) end return TRUE end
Agora em data/actions/actions.xml cole a tag:
<action actionid="2085" script="repDoor.lua"/>
E por último com seu mapa editor, vai na porta desejada do seu server e coloque o actionid 2085.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Agora para fazer alavancas, baús e etc, basta seguir o exemplo do script acima da repDoor.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
----- Quantidade de Reputação para usar determinado item -----
Vai em data/movements/script e duplica um arquivo dessa pasta e nomeie para "itemRep" sem aspas, abra-o e cole:
local quantRep = 30 -- quantidade de reset para usar determinado item function onEquip(cid, item, slot) if getPlayerStorageValue(cid, 102086) < quantRep then doPlayerSendTextMessage(cid, MESSAGE_EVENT_DEFAULT, "Apenas players com "..quantRep.." pontos de reputação ou mais, podem usar essa arma!") return FALSE end return TRUE end
Agora vai em data/movements/movements.xml abre e adicione a tag:
<movevent type="Equip" itemid="id do seu item" slot="hand" event="script" value="itemRep.lua"/>
Troque os slots na tag acima como desejar, tipos de slots:
head armor legs hand shield ring necklace feet pickupable
Para itens que você for usar com a mesma quantidade de reps que o item anterior, apenas crie uma nova tag no movementes.xml com o itemid diferente. Senão você devera criar um novo script com o nome diferente e mudar a quantRep.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
----- Comprar determinado item com Pontos de Reputação -----
Vai em data/talkactions/scripts, duplique um arquivo e nomeiei para "buyrep" sem as aspas e nele cole:
local itemNames = { {name = "Dragon Shield", pontos = 2}, -- nome do item e pontos que gastara. {name = "Crown Armor", pontos = 8}, {name = "Arbalest", pontos = 25}, {name = "Heroic Axe", pontos = 20}, {name = "Magic Sword", pontos = 30}, {name = "Demon Armor", pontos = 50} } function onSay(cid, words, param, channel) if param == "" then for i=1, #itemNames do if i == 1 then text = "-- Lista de Items --\n" else text = text .. (itemNames[i].name) .." = ".. itemNames[i].pontos .." pontos\n" end end doShowTextDialog(cid,8977,text) return true end param = string.upper(param) for j=1, #itemNames do if (param == string.upper(itemNames[j].name)) then if getPlayerStorageValue(cid, 102086) < tonumber(itemNames[j].pontos) then doPlayerSendCancel(cid,"Você não possui pontos suficientes.") return true else doPlayerAddItem(cid, getItemIdByName(param)) doPlayerSendTextMessage(cid, 22, "Você comprou 1 ".. itemNames[j].name ..".") setPlayerStorageValue(cid, 102086, getPlayerStorageValue(cid, 102086) - itemNames[j].pontos) return true end end end doPlayerSendCancel(cid,"Este item não existe.") return true end
Agora em data/talkactions/talkactions.xml cole a tag:
<talkaction words="!buy" event="script" value="buyrep.lua"/>
Em jogo, ao falar "!buy" aparecera a lista de itens que pode ser comprado e seus determinados custos, conforme foram configurados no arquivo "buyrep.lua".
Para comprar um item basta ter a quantidade de reputação necessaria e usar o comando "!buy NomeDoItem".
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
----- Mostrar Reputação no Look (by Vodkart)-----
Vai em data/creaturescripts/scripts, duplique um arquivo e nomeiei para "showrep" sem as aspas e nele cole:
function getReps(cid) return getPlayerStorageValue(cid,102086) < 0 and 0 or getPlayerStorageValue(cid,102086) end function onLook(cid, thing, position, lookDistance) if isPlayer(thing.uid) then doPlayerSetSpecialDescription(thing.uid, "\n[Reps: " .. getReps(thing.uid) .."]") end return true end
No creaturescripts.xml cole a tag:
<event type="look" name="showRep" event="script" value="showrep.lua"/>
E no arquivo login.lua, antes do último return true:
registerCreatureEvent(cid, "showRep")
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
----- Versão 2.0 repsystem.lua -----
Caso você queira que cada monstro que você matar de pontos diferentes de reputação, voce deve substituir oque tem dentro do seu arquivo inicialmente criado e nomeado como repsystem.lua por isso:
--<Script by jhon992>-- function onKill(cid, target, lastHit) local pkDeathPoints = 1 -- pontos que vai ganhar por matar pk. local deathPlayer = 2 -- pontos que vai perder por matar player normal. local vetMonster = { {nome="Demon", quant=3}, -- nome do monstro e quantidade de rep que ira ganhar. {nome="Morgaroth", quant=5}, {nome="Hydra", quant=2}, {nome="Dragon", quant=1} } -- Ao matar monstros do vetMonster, ganhara rep+. for i=1, #vetMonster do if (getCreatureName(target) == vetMonster[i].nome) then setPlayerStorageValue(cid, 102086, getPlayerStorageValue(cid, 102086)+vetMonster[i].quant) doSendAnimatedText(getThingPos(cid), 'Rep+', 30) doPlayerSendTextMessage(cid, MESSAGE_EVENT_DEFAULT,"Você ganhou ".. (vetMonster[i].quant) .." ponto(s) de reputação por matar um ".. (vetMonster[i].nome) ..".") return TRUE end end -- Ao matar um pk, ganhara rep+. if (isPlayer(target) == true) then if (getCreatureSkullType(target) > 2) then setPlayerStorageValue(cid, 102086, getPlayerStorageValue(cid, 102086)+pkDeathPoints) doSendAnimatedText(getThingPos(cid), 'Rep+', 30) doPlayerSendTextMessage(cid, MESSAGE_EVENT_DEFAULT,"Você ganhou "..(pkDeathPoints).." ponto(s) de reputação por matar "..getCreatureName(target)..".") return TRUE end -- Ao matar um player normal, ganhara rep-. setPlayerStorageValue(cid, 102086, getPlayerStorageValue(cid, 102086)-deathPlayer) doSendAnimatedText(getThingPos(cid), 'Rep-', 144) doPlayerSendTextMessage(cid, MESSAGE_EVENT_DEFAULT,"Você perdeu "..(deathPlayer).." ponto(s) de reputação por matar "..getCreatureName(target)..".") return TRUE end return TRUE end
É isso aew galera, qualquer coisa que precise ser modificado ou dica para melhorar os scripts e o sistema serão bem vindas!