Ola Xtibianos
Gostaria de começar falando que o meu nome é Hisashi e eu sou mapper há muito tempo.
Não digo que a experiência que faz o mapper,
mas sim seus mapas próprios.
Neste tópico irei lhes trazer dicas de como ser um mapper de sucesso, dicas das quais
a maioria dos mappers estão cansados de saber, já outros não!!!
Primeiramente, para você começar a mappear precisa escolher uma versão tibia, já que você começará de baixo até em cima, não fique achando que pode pular algumas etapas, nem digo que se chame pular, pular é quando você tem a capacidade de passar, as pessoas que passam de etapas, se arrependem e depois fica postando tópicos de bug no mapa, obviamente, a maioria foi por causa do baiak ou do tibia 8.7
A primeira coisa que você deve saber, é que o tibia 8.7 não é recomendado para o uso, o remeres map editor não foi feito para suportar essa versão, mesmo ela funcionando, os bugs no mapa, ocorrem com frequência em 8.7, por isso é difícil de você encontrar um mapa no ot server 8.7, recomendo o tibia 7.0 ou o 8.5 ou 8.6, pois são versões fáceis de serem mappeadas, a menos que você pegue um baiak 8.6, existem alguns baiaks 8.6, que quando você edita o tile da house que está bugado, o mapa buga e a maioria das vezes, você nunca o abre, no baiak 8.7, é a mesma coisa, só que mais frequente, então não recomendo mappear baiaks. Também depende se você quer ser um mapper profissional (trabalhar para o global) ou um mapper intermediário (trabalhar pra ot servers de pequeno porte) ou um mapper iniciante (aprender o básico, para fazer mapas e postar no xtibia).
Quando você começa a mappear, obviamente você não vai chegar achando que vai conseguir fazer um mapa próprio bonito de primeira não é mesmo? Se você acha isso, para de ler esse tópico agora!!!
Você precisa saber que o mapa que serve de grande exemplo e que a maioria dos mappers usam de exemplo é o Global.
Ele tem toques simples, normalmente, com muitas plantas (vegetação), mas é ai que você vai ver como os mappers profissionais se aperfeiçoaram...
Dicas para mappers que querem ser profissionais quando crescer:
Comece do mais baixo até o maior, veja um mapa 7.0 global depois vá subindo, você vai ver as mudanças que aconteceram do mais baixo até o mais alto, assim você tem conhecimento em apenas 6 meses ou 3 meses que um mapper profissional tem em muito mais tempo, isso se deve-se, pois os mappers antigos até hoje, viveram nesses ot servers 7.0, eu até hoje me lembro, obviamente sou da época do tibia global 8.0 não do 7.0, mas eu vivenciei o ot server 7.0, quase desde o seu lançamento, pois o ot server demorou pra ser criado. Se você não é da época dos mappers do tibia 7.0, não é necessário, desde que você saiba o que tinha acontecido, das mudanças drásticas no tibia, tem pessoas ai, que nunca abriram o 8.0, o 7.0 nem se fala, alguns mappers novatos ai, ficariam impressionados com as mudanças do 8.5 e 8.6, com as mudanças do 7.0.
Obs: essas dicas não servem só pra mappers, mas também pra scripters, pois se um deles jogarem um ot server 7.0 e ver os scripts, vai surtar, não vai nem saber mexer nos scripts, xD.
E ai script de 8.5, encara o desafio do 7.0?
xD.
Créditos a mim por ter feito este tópico.
Os que jogaram o 7.0 não precisam dizer a mentira,
essa foi a melhor época que já existiu, mas o tibia evoluiu, e o ot server também, com essa evolução,
o certo seria nascer melhores mappers e scripters,
mas parece que ocorreu um erro, os scripters novos são bem piores que os antigos e os mappers, vish, nem se fala.
Podem dizer que estou falando besteira (os noobs), mas se você tivesse jogado um ot server 7.0,
falaria que estavá jogando o tibia 70.0 e não o 7.0