Bom pessoal...
Eu comecei a criar meu proprio script de mineraçao...
E neste sistema será possivel avançar skills...
Só que para poder avançar skill eu criei um "formulinha" que esta me dando dor de cabeça, pois não sei qual e o metodo certo de lidar com este problema...
Por enquanto, o script eh este:
a = 10 b = 0 c = 10 function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition) local function skillTry(cid) if getPlayerStorageValue(cid,102) < 0 then return 0 else return getPlayerStorageValue(cid,102) end end local function skillLevel(cid) if getPlayerStorageValue(cid,202) < 0 then return 0 else return getPlayerStorageValue(cid,202) end end if itemEx.actionid == 1515 then setPlayerStorageValue(cid, 102, skillTry(cid)+1) print(getPlayerStorageValue(cid,102)..', '.. c) if skillTry(cid) == c then doPlayerSendTextMessage(cid, MESSAGE_EVENT_ADVANCE, 'Você avançou sua habilidade em mineração para o nível '.. skillLevel(cid)+1 .. '.') setPlayerStorageValue(cid, 202, skillLevel(cid)+1) setPlayerStorageValue(cid, 102, 0) a = a + b b = b + 10 c = c + a else doSendAnimatedText(toPosition, 'Tick', 210) doSendMagicEffect(toPosition, CONST_ME_POFF) end end return true end
E a minha dúvida é em relação as variavéis globais...
Até onde eu sei, não é aconselhavél usa-las, pois se houver duas variaveis com o mesmo nome em scripts diferentes, uma irá interferir na outra, mas em certos casos, você e obrigado a usa-las...
E minha duvida e justamente está... Existe algum modo mais sensato para fazer o que quero fazer?Sei-la, eu não entendo muito bem de funções, na verdade não entendo boa parte de lua , mas talvez com funções seja melhor...
Bom é isso ai...
Acredito que neste script existam partes que possam ser substituidas por metodos mais "avançados" que complicam menos o script...
Desde já...
Muito obrigada