Discordo totalmente da maioria.
Para quem não sabe ots, significa: Open Tibia Server.
Não é ilegal criar, por isso que tem tantos ot servers famosos, mas muitos falao que ot server não inclui a Cipsoft, tenho que discordar desses.
Cipsoft pode ser uma empresa de muitas pessoas experientes trabalhando, mas lembre-se: "Eles não se difereciam muito de nós". O Mapa do global, acho ele bonito em certos pontos, mas tem outros que ele não passa de ser feito por algo que poderia ser feito por um de nós, mas não é qualquer um, tem coisas no mapa do global que poderia ser feito bem melhor por um usuário experiente do xtibia, já outros que só eles poderiam fazer.
O Open Tibia Server foi feito para ser jogado com amigos, mas parece que as pessoas descobriram um outro meio de utilizar este jogo. Como a maioria sabe, fazer um ot server é a coisa mais simples do mundo, lucrar nele é também fácil, pois existem diversas pessoas determinadas a comprarem vip, já em ots zuados dá até pra comprar itens vips. Acredito que a lógica da criação de ot servers tenha fugido do objetivo inicial, mas existem ot servers tão zuados como o Onix, que você paga pra ser vip, set vip, é um bocado de coisas, sendo que tinha um bixo que dropavá itens vips, isso fez com que os vips ficassem loucos, ou seja, ot server zuado é porque o dono é zuado, se uma pessoa da staff não cumprir seus afazeres como mapper ou scripter ou spriter ou web-master, então ele é um noob e o ot server é chamado de zuado na msm hora.
Mas como eu vou pagar o dedicado do meu ot server? R: você pode cobrar pra as pessoas serem p.a, pois isso é normal, qualquer ot server sério tem como ser vip, mas tem que custar alguma coisa, pois se eles não cobrarem será sem fins lucrativos, ou seja, provavelmente não teram um dedicated. Mas olha lá em!!! Eu apenas falei sobre o vip, pois itens vips e as outras coisas, eu as considero coisas de ot servers zuados, não há sentido cobrar por itens vips, eu considero isso extorsão. Se um ot server vende itens vips ou contas ou qualquer coisa além do premium account, eu o considero zuado, pois itens deveriam ser para todos e não só para os que pagaram, isso é imagem de ot server que quer apenas lucrar como objetivo inicial, caso só ser o premium account a ser vendido, então tudo bem.
Existem pessoas que falao essa seguinte frase: "Eu prefiro gastar dinheiro com o global do que com o ot server"
Essa frase por mim está errada, pois se o ot server tiver uma boa equipe, ele pode ser até mesmo melhor que o global, mas ele teria que ter uma equipe muito competente, que saiba criar systems próprios, além de ter que ter um client próprio para desenvolver o client, ou seja, seria algo muito dificil ser pelomenos comparado com o global, pelomenos impossível não é.