Bom, para quem não me conhece, meu nick é iuniX. Sou programador faz uns 2 anos. Minha linguagem principal é Lua, porem domino algumas outras. Ok, agora vamos para a aula.

O que é Lua?

Lua é uma linguagem interpretada e comparada a outras linguagens interpretadas, ela é bem leve e versátil. Lua tem uma sintaxe bem simples de entender e ela é MUITO útil. Ela também é uma linguagem TOTALMENTE brasileira, feita na PUC-Rio.
Mas por que usar Lua?

Como eu disse acima, Lua é uma linguagem simples e poderosa. Isso a torna perfeita para aplicativos que requerem edições constantes (Como nosso Open Tibia). E também pelo fato de Lua ter um manual realmente completo e bem explicado. Sem contar que Lua é uma linguagem livre (Pode ser usada para qualquer coisa ou pessoa)
O que é uma linguagem interpretada?

Linguagens interpretadas, são linguagens de programação que precisam de um interpretador, também conhecidas como linguagem de scripting. Algo que "traduza" ela para a máquina (No nosso caso, usamos o distro do Open Tibia). Elas não precisam ser compiladas, isso geralmente as tornam mais eficientes para pequenas e rápidas edições.
Onde arrumar um interpretador para Lua?

O próprio site da linguagem tem um pequeno interpretador: http://www.lua.org/demo.html, mas para algo mais "sério", eu aconselho vocês a usarem o Scite (postarei o link abaixo).
Finalização

Queria agradecer a todos que leram tudo. E espero que com esse tópico eu desperte interesse em alguns, fazer essa grande linguagem que eu gosto tanto crescer.
Gostaria que vocês me ajudassem com um feedback, dicas e que postem duvidas para eu responder.
Download