Hoje vamos dar continuidade as aulas. Aprenderemos Lógica, Algorítimos e Organização, que para mim são as coisas básicas que TODO programador deve conhecer.
Lógica de Programação


O que é Lógica de Programação?
é uma sequencia de pensamentos com fim de atingir determinado resultado. E esses pensamentos, podem ser usados para construir uma sequencia lógica, afim de executar uma ação da maneira mais simples o possível. Isso é o conceito básico de lógica de programação.
Algorítimos

Agora começa a parte divertida. Algorítimo é uma sequencia de comandos(instruções) para executar tal ação, como uma receita que sua mãe usa para fazer bolos.
Quaisquer sequencias de instruções podem ser consideradas algorítimos.
"Algorítimo de Chupar uma bala".
• Pegar a bala • Retirar o papel • Chupar a bala • Jogar o papel no lixo
Todos algorítimos devem ser simples e objetivos.
Organização

Essa é uma parte realmente "importante": (O Mock deveria ler isso todo dia, falo mesmo)
Endentação:
Endentação, identação ou edentação, é o espaçamento no inicio de qualquer paragrafo, afim de diferenciar e melhorar a visualização dos escopos do algorítimo.
Código sem indentação (Na verdade ele tem, mas eu tirei para usar de exemplo)
function doPlayerAddAchiev(cid, achievid) local pid = getPlayerGUID(cid) local value = tonumber(getPlayerAchievById(cid, achievid)) if value == -1 then return true end if value == 0 then db.executeQuery("INSERT INTO `achievements` (`player_id`, `achievement_id`, `value`) VALUES ('"..pid.."', '"..achievid.."', '1');") end if (tonumber(getPlayerAchievById(cid, achievid)) >= achievs[achievid].qt) then doPlayerSendTextMessage(cid,22, 'Você recebeu a conquista "'..achievs[achievid].name..'"') db.executeQuery("UPDATE `achievements` SET `value` = ".. -1 .." WHERE `player_id`= " .. pid .. " AND `achievement_id`= " .. achievid .. ";") doPlayerAddAchievPoint(cid, achievs[achievid].pt) else db.executeQuery("UPDATE `achievements` SET `value` = ".. (tonumber(getPlayerAchievById(cid, achievid))) + 1 .." WHERE `player_id`= " .. pid .. " AND `achievement_id`= " .. achievid .. ";") end doPlayerSave(cid) return true end
Código com identação:
function doPlayerAddAchiev(cid, achievid) local pid = getPlayerGUID(cid) local value = tonumber(getPlayerAchievById(cid, achievid)) if value == -1 then return true end if value == 0 then db.executeQuery("INSERT INTO `achievements` (`player_id`, `achievement_id`, `value`) VALUES ('"..pid.."', '"..achievid.."', '1');") end if (tonumber(getPlayerAchievById(cid, achievid)) >= achievs[achievid].qt) then doPlayerSendTextMessage(cid,22, 'Você recebeu a conquista "'..achievs[achievid].name..'"') db.executeQuery("UPDATE `achievements` SET `value` = ".. -1 .." WHERE `player_id`= " .. pid .. " AND `achievement_id`= " .. achievid .. ";") doPlayerAddAchievPoint(cid, achievs[achievid].pt) else db.executeQuery("UPDATE `achievements` SET `value` = ".. (tonumber(getPlayerAchievById(cid, achievid))) + 1 .." WHERE `player_id`= " .. pid .. " AND `achievement_id`= " .. achievid .. ";") end doPlayerSave(cid) return true end
Dá para perceber uma diferença bem grande na parte de visualização, certo?
Nomenclatura:
Essa é outra parte importante que poucos prestam atenção. Você deve criar os códigos para os OUTROS (mesmo que você não for liberar ele), e você deve imaginar que TODO mundo não entende nada de programação. Por isso, você deve usar nomes simples e sugestivos.
Você NUNCA deve usar nomes assim:
local var_que_solta_raio_lasers_e_panz = 12
Tente sempre ser sugestivo, nomes mais simples:
local quantidade_de_stones = 12
Comentários:
Essa é uma das partes mais importantes, na minha opinião. Sempre que for começar alguma ação ou escopo, comente no final da 1º Linha o que ele faz, como ele faz e por que ele faz. Como eu já disse, você deve pensar que está programando para pessoas leigas.
Sem comentário:
function doPlayerAddAchiev(cid, achievid) local pid = getPlayerGUID(cid) local value = tonumber(getPlayerAchievById(cid, achievid)) if value == -1 then return true end if value == 0 then db.executeQuery("INSERT INTO `achievements` (`player_id`, `achievement_id`, `value`) VALUES ('"..pid.."', '"..achievid.."', '1');") end if (tonumber(getPlayerAchievById(cid, achievid)) >= achievs[achievid].qt) then doPlayerSendTextMessage(cid,22, 'Você recebeu a conquista "'..achievs[achievid].name..'"') db.executeQuery("UPDATE `achievements` SET `value` = ".. -1 .." WHERE `player_id`= " .. pid .. " AND `achievement_id`= " .. achievid .. ";") doPlayerAddAchievPoint(cid, achievs[achievid].pt) else db.executeQuery("UPDATE `achievements` SET `value` = ".. (tonumber(getPlayerAchievById(cid, achievid))) + 1 .." WHERE `player_id`= " .. pid .. " AND `achievement_id`= " .. achievid .. ";") end doPlayerSave(cid) return true end
Com Comentário:
function doPlayerAddAchiev(cid, achievid) local pid = getPlayerGUID(cid) -- declaração da variavel com GUID do player. local value = tonumber(getPlayerAchievById(cid, achievid)) -- Declaração da váriavel que irá conter o valor do Achiev. if value == -1 then return true end -- Se o valor for 0, então ele irá retornar true e irá parar o código aqui. if value == 0 then db.executeQuery("INSERT INTO `achievements` (`player_id`, `achievement_id`, `value`) VALUES ('"..pid.."', '"..achievid.."', '1');") end -- Se ele for 0, então ele irá mudar o valor para 1. if (tonumber(getPlayerAchievById(cid, achievid)) >= achievs[achievid].qt) then -- Se o valor for maior ou igual ao valor da tabela, então ele irá executar o escopo. doPlayerSendTextMessage(cid,22, 'Você recebeu a conquista "'..achievs[achievid].name..'"') db.executeQuery("UPDATE `achievements` SET `value` = ".. -1 .." WHERE `player_id`= " .. pid .. " AND `achievement_id`= " .. achievid .. ";") doPlayerAddAchievPoint(cid, achievs[achievid].pt) else -- Se não, ele executará esse escopo. db.executeQuery("UPDATE `achievements` SET `value` = ".. (tonumber(getPlayerAchievById(cid, achievid))) + 1 .." WHERE `player_id`= " .. pid .. " AND `achievement_id`= " .. achievid .. ";") end doPlayerSave(cid) return true end
Finalização

Espero que tenham gostado dessa aula, tentei ser direto e simplório. Porém eu falei só sobre o básico, só a ponta do iceberg. Quem tiver mais interesse, o google tem milhares de apostilas sobre Algorítimos de Lógica de Programação.
Link da primeira aula:
http://www.xtibia.com/forum/topic/201079-aulas-basicas-com-o-sr-iunix-1-lua-o-que-e