Olá abiguinhos, venho aqui mais uma vez dar uma aula para meus grandes amigos ♥.
Variáveis

O que são variáveis? Para o que elas servem? Como usa-las? Quais os tipos de variáveis?
O que são variáveis?

Vamos imaginar variáveis como um lugar onde você pode armazenar qualquer valor e mudar isso quando quiser. Isso é o conceito básico de variáveis.
Mas para o que isso serve?

Suponhamos que você precise pegar o level do player:
getPlayerLevel(cid)
várias vezes no código. E para evitar isso, você gostaria de ter uma maneira mais simples e eficaz de salvar esse level. Para isso servem as variáveis.
Como usa-las?

Vamos continuar o exemplo a cima.
if getPlayerLevel(cid) < 65 then print("O player tem o level menor que 65") elseif getPlayerLevel(cid) == 65 then print("O Player tem level 65") elseif getPlayerLevel(cid) > 65 then print("O player tem level menor que 65") end
Isso seria um código sem variáveis. Podem ver que eu usei várias vezes a função "getPlayerLevel(cid)". Vamos tentar fazer usando variáveis.
local level = getPlayerLevel(cid) if level < 65 then print("O player tem o level menor que 65") elseif level == 65 then print("O Player tem level 65") elseif level > 65 then print("O player tem level maior que 65") end
Viram como ficou um pouco mais simples? Ok, agora vamos entender o que eu fiz.
Toda vez que você for criar uma variável, você tem que declarar o valor dela. Mas como fazer isso? Simples, faça isso:
local var = value
Onde var seria o nome da variável e value o valor da variável.
Mas dai você me pergunta: "O que é esse local?". Já chego lá amigo, aguente um pouco xD
Porem o nome das variáveis tem algumas regras:
1º - As seguintes palavras não podem ser utilizadas:
and break do else elseif end false for function if in local nil not or repeat return then true until while
2º - Não se pode começar um nome com um numero.
exemplo:
1variavel = valor
(Mas pode conter números)
3º - Não podem conter esses símbolos:
+ - * / % ^ # == ~= <= >= < > = ( ) { } [ ] ; : , . .. ...
Quais valores elas podem conter? (Tipos de Dados)

Existem alguns "tipos" de valóres que elas podem conter:
String = Texto Number = Numero Bool = True/False Function = Funções (Sim, pode conter funções) Tables = Sim, podem conter tabelas. Userdata = Ponteiros em C (Não iremos usar isso) Thread = Escopo de processamento (Não iremos usar isso também) Nil = Valor nulo, sem valor ou vazio.
Mas e aquele "local", o que significa?

Bom, esse local significa que a variável é local desse arquivo. Isso é um tanto quanto irrelevante em otserver, já que ele não consegue pegar variáveis de outros scripts (Só em libs, que se você declarar uma variável como local em alguma lib, ela não será lida em outros códigos).
Finalizações

Bom, qualquer duvida ou sugestão. Postar abaixo. E se lembrarem de algo que eu esqueci, me avisem (Estou fazendo isso as 8 da manhã e estou sem dormir, meio obvio que deixarei algo passar.