Aqui defendo uma sociedade sem Estado.
Antes de tudo é preciso definir qual é a função social do Estado - por que é necessário à sociedade um Estado? Acho que a seguinte fala resume bem isso, definindo bem o que é Estado:
Tradução resumida do
"(...) O Estado não é uma coisa, nem uma entidade. Me mostram fotos da casa branca e de soldados e dizem: 'Isto é o Estado' - eu digo 'não, isto é um prédio. Isto são homens vestidos de verde. O Estado é uma afirmação que algumas pessoas fazem que seu uso de força é essencial à sociedade. Alguns dizem que sem o Estado seria um caos, ninguém poderia comprar e vender, criar seus filhos, teríamos gangues - bom, parece que vocês já as tem aqui. O Estado é uma aceitação por nossa parte do princípio de que um pequeno grupo de pessoas podem usar armas para conseguir o que querem, para aplicar leis - leis são opiniões com muitas armas, você a põe no papel e de repetente é como um feitiço, vira algo virtuoso. Então, o Estado é nossa aceitação de que é bom para algumas pessoas usarem a força. Algumas pessoas dizem que o Estado é válido e bom porque a maioria aceita. Mas nós não aceitamos isso em nenhum outro lugar na sociedade. Se três homens estão caminhando num beco e dois deles decidem roubar a carteira de um deles, e eles votam, maioria de 2/3, mas isto não torna o fato certo, mas é assim que é o Estado. (...) Temos então a função social do Estado. Social é definido como o que é voluntário, o que é romântico vs o que é estupro. É o mesmo ato, porém um é voluntário e o outro involuntário. Função é o que facilita ou melhora que é voluntário. Então dizer 'a função social do Estado' é como dizer 'a função romântica do estupro'. Nos permitir ser coagidos e violentados [pelo Estado] é o contrário disso. Então não só não há função social do Estado, como estes são antônimos. Nós ouvimos que o Estado reflete a vontade do povo, mas nada poderia estar mais longe da verdade. Não é algo que precisemos pensar muito a respeito - o que é coagidos é obviamente o contrário do que é voluntário. Se eu estou andando na rua e um homem me diz: 'Me dê 10 reais.' e eu digo, ok, estou tendo um bom dia, toma aí. Isto é voluntário. (...) Se ele aponta uma arma parar mim e diz "Me dê 10 reais" sabe-se que eu não quero dar o dinheiro a ele - o Estado faz o mesmo o tempo todo, usando a força contra o cidadão [é algo coagido, não voluntário]. E é a única agência que tem tal direito. É como a Máfia (aqui ele dá exemplos)."
Alguns outros pontos do vídeo:
Aqui é falado sobre monopólios e outras questões econômicas numa sociedade sem Estado - criar uma entidade reguladora (Estado) que imponha certas restrições é criar o maior monopólio de todos:
Assistam o vídeo inteiro, é melhor discutir depois de vê-lo pois vários pontos chaves são esclarecidos. É um debate com alguém que defende o Estado.
Outra questão interessante, da parte econômica: O Estado injeta dinheiro na economia, desvaloriza moedas, inflaciona preços e, principalmente, endivida o país. Mas quem vai pagar essa dívida? Nossos filhos e netos, com medidas de austeridade como vem ocorrendo na Grécia. Permitir que o Estado endivide o país é permitir que um certo grupo de pessoas endivide - tirar dinheiro e dar um futuro incerto - aos que ainda nem nasceram.
É falado também sobre programas de distribuição de renda e imposto, que são basicamente o exemplo do ladrão. Apontar a arma e dizer: ou você paga, ou há polícia, armas, cadeias.
Tem diversos outros pontos interessantes mas é muito extenso pra um post só.
Enfim, são muitas questões e acho que nenhuma invalida a proposta de uma sociedade sem Estado. Quem for contrário estou aqui pra defender isso.
[+estou puto porque tem que pagar 1700 numa CNH quando eu já sei dirigir. aí se eu quiser sair pra dirigir - e melhor que muita gente - vão me apontar uma arma e me prender se eu não tiver carteira, PQ EU NÃO QUIS PAGAR PRO GOVERNO]
quanto menos regulamentação melhor.