Ae xtibiano esse e meu 2° tutorial ainda não levei totalmente o jeito mais estou aprendendo
nesse tutorial irei explica como fazer um monstro passo-a-passo.
Meu monstro se charama Heeyisis.
PASSO 1. Crie arquivo XML chamado Heeyisis (coloque o nome do seu monstro)e abri ele;
e cole esse código:
<? Xml version = "1.0" encoding = "UTF-8">
sempre quando for cria um script xml nao esqueça de cola esse código
PASSO 2. Acrescente o seguinte código:
<monster name="Heeyisis" nameDescription="a Heeyisis (Level 96)" race="blood" experience="200" speed="150" manacost="300">
Explicando:em azual e o nome do seu monstro e em verde nome da descrição, essa mensagem ira aparece caso alguém de look no seu monstro, "You see a Heeyisis (Level 96)." em laranja e a velocidade do seu monstro, em amarelo a experiência que ele dará apos ser morto, em roxo é o custo de mana para você convoca o monstro
PASSO 3. Adicione este código abaixo:
max="1000"/> now="1000" <health
Explicando: em vermelho e a saúde máxima do monstro, em verde e a saúde atual
PASSO 4. Adicione isso abaixo
<look type="331" corpse="6081"/> <targetchange interval="2000" chance="0"/> <strategy defense="0"/> attack="100"
Explicando: em azul o looktype e nada mais nada menos que id roupa do monstro, em laranja e o id do corpo apos o monstro ser morto, targetchange interval esta é a forma como muitas vezes o monstro deve mudar o alvo e em chance é a chance de mudar de estratégia (eu não tenho 100% de certeza no que se refere a este essa parte)
PASSO 5. Agora você deve adicionar o seguinte:
<monster name="Heeyisis" nameDescription="a Heeyisis (Level 96)" race="blood" experience="200" speed="150" manacost="300"> <flags> <flag summonable="0"/> <flag attackable="1"/> <flag hostile="1"/> <flag illusionable="1"/> <flag convinceable="1"/> <flag pushable="1"/> <flag canpushitems="0"/> <flag canpushcreatures="0"/> <flag targetdistance="1"/> <flag staticattack="90"/> <flag runonhealth="0"/> </ Flags>
Explicando:
frag summonable -- Se o monstro pode ser sumonado por players
frag attackable -- Se ele é atacavel ou não - EX: deathslicer não é.
frag hostile -- Se o monstro é hostil se ele vai ir atacar o player
frag illusionable -- Dar para virar o visual do monstro no utevo res ina ou outros!
convinceable -- Convencer Monstro!
frag pushable -- Puchar ele usando o mouse, como puchamos os itens.
frag canpushitems -- Se o monstro pode puchar outros items que estejam no seu caminho impedindo a passagem
frag canpushcreatures -- Se o monstro pode puchar outros monstros que estejam no seu caminho impedindo a passagem
frag targetdistanse -- A distancia de sqm's que ele fica do player
frag runonhealth -- Quantidade de HP necessaria para que o monstro corra do player
configure do jeito que você acha melhor
PASSO 6. Agora você deve adiciona o seguinte
<attacks> <attack name="melee" interval="2000" skill="15" attack="1000"/> <attack name="physical" interval="1000" chance="9" range="7" min="-300" max="-600"> <attribute key="shootEffect" value="smallstone"/> </ Ataque> </ Ataques>
Aqui e o Attack ou a Defense você pode mudar caso queira, você pode altera a força do attack mexendo em attack min e attack max.
PASSO 7. Logo depois adicione isto
<defenses armor="8" defense="10"/>
Explicando: defenses armor funciona como uma armadura e defense funciona como um escudo
PASSO 8. Agora adicione
<Elements> energyPercent="20"/> <element holyPercent="20"/> <element earthPercent="-10"/> <element deathPercent="-5"/> <element </ Elements>
Explicando: energyPercent - significa que o monstro é fraco 20% contra o dano do elemento
energiaholyPercent - significa que o monstro é de 20% fraco contra o dano elemento
earthPercent - significa que o monstro tem 10% a mais de dano de terra
deathPercent - significa que o monstro leva mais 5% de dano de Death
PASSO 9. Adicione isso agora
<voices interval="5000" chance="10"> <Voice sentence="Rrrrr"/> <Voice sentence=""Heeyisis no xtibia/> <Voice sentence="Hwww"/> <Voice sentence="Raww!"/> </ Vozes>
Explicando: voices interval e o intervalos das vozes isto significa que o monstro vai falar e demora X segundos ate a próxima fala
PASSO 10. Agora a última parte do script:
<loot> <item id="2148" countmax="9" chance="100000"/> <item id="2461" chance="10000"/> <item id="1987" chance="100000"> <inside> <item id="2559" chance="10000"/> <- Small axe -> </ Inside> </ Item> </ Loot> </ Monstro>
Explicando: Item ID e o item que dropara do monstro e countmax a e quantidade máxima do item dropado, só funciona com itens agrupávei, caso queira que seu monstro drope uma bag com item use este código:
<item id="1987" chance="100000"> <inside> <item id="2559" chance="10000"/> </ Inside>
11.Conclusão:
?xml version="1.0" encoding="UTF-8" <monster name="Heeyisis" nameDescription="a Heeyisis (Level 96)" race="blood" experience="200" speed="150" manacost="300"> <health now="1000" max="1000"/> <look type="331" corpse="6081"/> <targetchange interval="2000" chance="0"/> <strategy attack="100" defense="0"/> <flags> <flag summonable="0"/> <flag attackable="1"/> <flag hostile="1"/> <flag illusionable="1"/> <flag convinceable="1"/> <flag pushable="1"/> <flag canpushitems="0"/> <flag canpushcreatures="0"/> <flag targetdistance="1"/> <flag staticattack="90"/> <flag runonhealth="0"/> </flags> <attacks> <attack name="melee" interval="2000" skill="15" attack="1000"/> <attack name="physical" interval="1000" chance="9" range="7" min="-300" max="-600"> <attribute key="shootEffect" value="smallstone"/> </attack> </attacks> <defenses armor="8" defense="10"/> <elements> <element energyPercent="20"/> <element holyPercent="20"/> <element earthPercent="-10"/> <element deathPercent="-5"/> </elements> <voices interval="5000" chance="10"> <voice sentence="Rrrrr"/> <voice sentence="Heeyisis no xtibia"/> <voice sentence="Hwww"/> <voice sentence="Raww!!"/> </voices> <loot> <item id="1987" chance="100000"> <inside> <item id="2559" chance="10000"/> </inside> </loot> </monster>
Para concluir esse script va ate monsters.xml e adicione esta linha
<monster name="Zarkon" file="Heeyisis.xml"/>
Comentem, se gostarem de rep+
espero que vocês gostem!