Aula 1
Introdução:
Observação: São textos grandes, mas leia tudo.
- Apresentação
- Matérias abordadas
- Linguagem de Programação (Visual G)
- Download
- Créditos e Considerações
Observação II: Só continuarei a postar caso tenha pessoas interessadas!
Apresentação:
Olá galera Xtibiana, sou um frequentador do fórum já faz algum tempo, e então resolvi criar essa sequencia de tutoriais para aqueles que desejam aprender "algoritmos", que nada mais é do que: Conjunto de regras necessárias para resolução de um problema ou cálculo.
(a criar scripts, sistemas, editar scripts, etc...), seria o mesmo que aprender a "lógica", dominando isto, você se torna apto a aprender novas linguagens.
Tanto vocês que estão aqui, quanto eu queremos aprender .LUA pois é nosso foco para OTservers. Mas até lá devemos aprender a teoria e muita pratica para adquirir uma base.
Matérias
Binário
Tipos de dados
- Exemplo de binário
- Binário para decimal
- Decimal para binário
Tabela ASCII
Tipos de dados
VariáveisRegra para nome das “coisas”
- Exemplos de variáveis
OperadoresTabela verdade
- Prioridade entre operadores
Operação lógica
Estruturas de decisãoEstruturas de repetição
- Se/entao
- Exemplo de se/entao
- Escolha/caso
- Exemplos de escolha/caso
Estruturas de dados
- Para/faca
- Exemplo de para/faca
- Enquanto/faca
- Exemplo de enquanto/faca
- Repita/ate
- Exemplo de repita/ate
Subalgoritmo
- Lista
- Exemplo de lista
- Procedimento
- Exemplo de procedimento
- Função
- Exemplo de função
A Linguagem de Programação do VisuAlg
A linguagem que o VisuAlg interpreta é bem simples: é uma versão portuguesa dos pseudocódigos largamente utilizados nos livros de introdução à programação, conhecida como "Portugol". Tomei a liberdade de acrescentar-lhe alguns comandos novos, com o intuito de criar facilidades específicas para o ensino de técnicas de elaboração de algoritmos. Inicialmente, pensava em criar uma sintaxe muito simples e "liberal", para que o usuário se preocupasse apenas com a lógica da resolução dos problemas e não com as palavras-chave, pontos e vírgulas, etc. No entanto, cheguei depois à conclusão de que alguma formalidade seria não só necessária como útil, para criar um sentido de disciplina na elaboração do "código-fonte".[/size]
A linguagem do VisuAlg permite apenas um comando por linha: desse modo, não há necessidade de tokens separadores de estruturas, como o ponto e vírgula em Pascal. Também não existe o conceito de blocos de comandos (que correspondem ao begin e end do Pascal e ao { e } do C), nem comandos de desvio incondicional como o goto. Na versão atual do VisuAlg, com exceção das rotinas de entrada e saída, não há nenhum subprograma embutido, tal como Inc(), Sqr(), Ord(), Chr(), Pos(), Copy() ou outro.
Importante: para facilitar a digitação e evitar confusões, todas as palavras-chave do VisuAlg foram implementadas sem acentos, cedilha, etc. Portanto, o tipo de dados lógico é definido como logico, o comando se..então..senãoé definido como se..entao..senao, e assim por diante. O VisuAlg também não distingue maiúsculas e minúsculas no reconhecimento de palavras-chave e nomes de variáveis.
Download:
Este download se encontra no 4shared, o site oficial está offline, quando estiver online eu posto.
O VisualG não precisa instalar.
Status: OFFLINE
Download
Se ("gostarem dos Tutoriais") entao adicionem (REP+) Senao ("gostarem digam o que faltou, expressem sua opinião, mas lembrando sempre com coerência e educação") fimse
Abraços!