Existem uma infinidades de causas, motivos e razões para o declinio do tibia, opentibia e dos foruns.
Quando tibia estava eu seu auge, tudo era novo, tudo era desconhecido, portanto tibia teve prestigio.
Com o passar do tempo, as coisas foram mudando, e o pessoal foi descontentando do tibia e assim surgiu o opentibia server, ou seja, servidores pirata de tibia.
Nessa epoca, ots era uma febre entre os tibianos descontentes com os updates da cipsoft, e varios foram em busca de criar o proprio servidor a sua mercê, foi ai que iniciaram os foruns de opentibia.
Tudo era novo, sistemas, codigos de programas, linguagens de programação e muito, muito bugs nos servidores, ou seja, tinha trabalho de sobra durante anos para resolver tudo.
Com o passar do tempo e suas atualizações feitas pela cipsoft, os foruns de opentibia tiveram que ir evoluindo e se adaptanto as novas atualizações. Mais e mais servidores foram lançados pela comumidade, tudo era simples e facil e aquela geração que iniciou o opentibia, foram viver suas vidas ou estão engajados em outros afazeres.
Temos uma nova geração que pegou tudo de mão beijada e não se dão ao trabalho sequer de saber como funciona um servidor.
Essa geração é impaciente e não quer ter trabalho algum, muitos nem se quer jogam ots com xp baixa, rpg e etc, porque isso dá trabalho, então esses servidores alta xp que duram uma semana ou menos são os mais 'badalados' da 'moda' e que estão sempre cheios.
O tibia está em declinio devido a concorrencia com outros jogos e ate mesmo com o proprio opentibia, atualizações que destruiram o espirito do tibia, infantilidade dos jogadores e etc.
Opentibia segue o mesmo ritmo e por consequencia surgiu os ots derivados (pokemon e sei la mais o que), que estão sepultando o tibia. Consequentimente os foruns tambem sofrem por isso, pois eles foram criados para o mundo tibiano e estão tendo que se adaptar a outras modalidades de jogos que não é tibia. Estão cavando suas proprias sepulturas, pois a maior parte dos usuarios desses derivadores são crianças inpacientes.
Ainda bem que devez em quando, surge uma criança como você que quer reviver o tibia. Parabens meu jovem e espero que você consiga reviver o incrivel jogo que é tibia.
"Deus é amor, mas matou 99,99999% de todos os seres viventes do mundo com o diluvio.
Deus é misericórdia, mas condena as pessoas ao tormento eterno do inferno.
Deus é pai, mas abandonou seus filhos a servidão.
Deus é vida, mas condenou a humanidade a morte.
Deus é o senhor. Senhor das guerras, da morte, do ódio.
Ninguém que ame a humanidade, mataria 99,99999% da população, não só de humanos, bem como dos demais animais, por amor. Isso não é amor, é doença, psicose de um sádico que gosta de ver sua 'criação' sofrer e ainda quer 'pagar' de misericordioso, de deus amor.
Não quero seu amor; não quero sua misericórdia, não quero ser seu filho, não quero sua vida, não quero que seja meu senhor.
Tu és um psicótico, doente, hipócrita, assassino; não me venha querer se passar por bondoso, amoroso, misericordioso."