Típico comentário de fan-boy de determinada linguagem.
Mas vamos lá..
Generalizar qualquer linguagem(ou qualquer outra coisa) e dizer que todas as suas ferramentas são ruins é no mínimo inconveniente, não acha ?
JVM dá pau ? claro que dá. Assim como a cabeça de um programador dá. Particularmente eu prefiro me focar em regra de negócios do que ficar manipulando memória, tirando lixo, etc.
O mercado é o que motiva a inovação. Veja o comparativo das linguagens à 20 anos atrás e veja as de agora. O que gerou essa mudança ? Necessidade do mercado, concorrência, crescimento, expansão. Como você me diz que o mercado não induz a inovação ? Porquê há empresas que investem bilhões por ano em tecnologia, pioneirismo, p&d ?
E desde quando só existe manutenção em Java ? Nos dias de hoje, pretende criar um sistema engessado que não se adapte às transformações e a realidade ? Qualquer arquitetura hoje em dia pensa em manutenção futura de código: POO, SOA, AOP. É como eu disse, qualquer projeto médio/grande porte pensa-se em manutenção.
Quando fiz faculdade, essencialmente era C/C++ e Java, e como muitas outras acredito que seja nesse estilo didático também.
Você citou exemplos muito bons com o c++...Mas acho que não preciso nem citar exemplos em Java também, não é ?
Muitos programadores hoje em dia precisam levantar um pouco das cadeiras e ver além do que está na sua tela. Principalmente em nossa área, não devemos ficar presos a preceitos, ou só porque eu sei apenas x linguagem todas as outras são ruins.
Não sou fan-boy de Java, não é minha única linguagem, embora seja a que eu mais preze. Sei que ela tem seus defeitos, como toda e qualquer linguagem, mas sei reconhecer o potencial dela bem como de qualquer outra, independente de qual for: python, ruby, C# e até c++ em certas características.
Não adianta você tentar remar sozinho, o mercado, todos reconhecem isso, por mais que você não goste de Java, essa é a realidade. Independente se for Java ou qualquer outra linguagem, se você continuar com esse pensando fechado, confiando apenas em você e na sua linguagem única, perfeita, incrível e invencível, quase um amor platônico, certamente ficará pra trás.
Linguagem de programação apenas não resolve nada sem o negócio.
Grande abraço.
~A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda.~
Clique aqui para ver meus tutoriais !
Gamertag: cpmoraes