Logica de Programação
Eu sei que vocês estão cansados de saber disso, mas se faz muito necessário que tenham isso em mente.
Para se criar um programa de computador, tem que imaginar como será o programa, qual o objetivo do mesmo, O que é necessário para que ele funcione, Quais são os passos que terei que dar para fazê-lo...
São perguntas que tem que ser feitas e postas para podermos traçar um caminho que nos leve ao objetivo do programa.
Vamos entender um pouco sobre cada passo necessário para a criação de um programa.
LOGICA DE PROGRAMAÇÃO:
Logica de programação é a técnica de encadear pensamentos para atingir determinado objetivo.
Em outras palavras, tu tens que pensar em como a coisa vai ter que funcionar; O que é preciso para que ele funcione; qual é o proposito dele.
Exemplo:
Um carro caiu em um barranco; qual seria a melhor maneira de prestar socorro aos ocupantes do veiculo?
Retirar o veiculo? Com cordas? Não! com cabo de aço; puxando ou içando-o? Enviando uma equipe para lá?
São perguntas necessárias para se desenvolver a melhor maneira de resolver o problema; é nesse sentido que tem que pensar em logica de programação.
SEQUÊNCIA LOGICA:
Sequência logica são os passos executados até atingir um objetivo ou solução de um problema.
Os eventos seguem uma logica na qual um fator depende do outro. Não posso fazer um ovo mexido sem antes quebrar o ovo; primeiro quebra o ovo, põe na frigideira ao fogo com óleo, depois mexe; Pronto, saiu um ovo mexido.
INSTRUÇÕES.
Instruções é um conjunto de regras ou normas definidas para a realização ou emprego de algo. Em informática, é o que indica a um computador uma ação elementar a executar.
Dando um exemplo hipotético para descrever o que seja instruções:
Ir à padaria; saia pela rua x vá em frente, vire a direita na venda do seu zé, ande por 200 metros e a sua esquerda estará a padaria.
Todos estes conceitos podem ser descritos como um algoritmo, que devem ser seguidas para se cumprir uma determinada tarefa.
ALGORITMO:
Um algoritmo é formalmente uma sequencia finita de passos que levam a execução de uma tarefa.
Podemos pensar em algoritmo como uma receita, uma sequencia de instruções que dão cabo de uma meta especifica. Estas tarefas não podem ser redundantes nem subjetivas na sua definição, devem ser claras e precisas.
PROGRAMA:
Programa é uma sequência, uma lista na qual fica marcado todos os eventos do que se deve fazer.
Em outras palavras... Se tu queres fazer algo, tu deve seguir uma lista de afazeres para que esse algo seja feito.
Vamos criar uma lista de um evento hipotético:
>> Vá à lanchonete.
>> Peça um Xburger.
>> Pague.
>> Volte para casa.
As instruções são claras: ir a uma lanchonete comprar um lanche especifico e voltar pra casa.
Mas por trás existe uma serie de algoritmos, instruções, sequência e lógica de programação que são necessários para executar esse programa.
Descrevo aqui passo a passo como eu faço quando estou a desenvolver um código de programa:
Passo 1:
Idealizar o código. Por em minha mente o funcionamento dele por completo.
Passo2:
Dividir o código idealizado em partes; partes essa que se divide em requisitos e eventos.
Passo 3:
Traçar a melhor metodologia para confecção do script.
Vamos a um exemplo hipotético de criação de código.
Vamos criar um script para uma quest hipotética.
Primeiro vamos idealizar como seria essa quest:
O jogador terá que entrar em uma sala e enfrentar um monstro sozinho.
Opa, aparti daí nós já temos um requisito que seria impedir de outros entrarem na sala.
Esse requisito já vai para o passo dois no bloco de requisitos.
Pode haver outros requisitos à medida que vamos idealizando como seria tal quest.
Agora vamos imaginar os eventos que ocorrerão nessa quest:
Se já tiver alguém na sala, então impede dele entrar na sala e envia uma mensagem.
Não pode sair da sala.
Tem tempo para terminar a sala.
E etc...
Então chegamos a esse resultado:
Requisitos [ir sozinho a sala; ter level 100 ou mais; ser um druid, ...]
Eventos [impedir múltiplos jogadores na sala, impedir dele sair da sala, retira-lo da sala após 10 minutos, ...]
Agora tu escreves o código usando uma linguagem de programação, como lua que é o foco do nosso estudo, e cria o código para tal quest ou outra coisa que seja teu foco.
Tarefa:
Escrevam os eventos de um programa hipotético na qual o objetivo seja construir algo.
Inté a próxima aula e bons estudos.