Bom dia alguem pode me passa um bom tutorial de otc ou me da algumas dicas obrigado!!
Aqui está amigo:
Recomendo também verificar esta seção do fórum: https://www.xtibia.com/forum/forum/886-tutoriais/
function onUse(player, words, param) player:doCastSpell("Me dá um Rep :v") end
Dá uma olhada quando possível:
Cara, não tem um tutorial descente disso, mas também não tem nada muito absurdo de entender. Primeira coisa tu tem que entender a estrutura, o otclient é todo modularizado, otmod é o primeiro cara a ser lido, ele que diz todas as infos iniciais de load, então comece vendo os otmods e entendendo como ele funciona. entendido isso tu vai passar para o scripts lua dele. No arquivo de load dele tu vai encontrar duas funções primordiais, 'init' e 'terminate'(pode ser diferente os nomes se tu alterar no otmod, mas não aconselho a mudar pois já é convencionado assim).
init é executado ao dar load no module, e terminate ao dar unload no module (lembrando que reload é unload + load)
além disso o otclient usa o conceito de signals and slots, que é o mesmo adotado pelo qt e outras bibliotecas graficas, através deles tu consegue fazer connect em diversos eventos e etc, é essencial que entenda isso para não ter que fazer esforços desnecessários
graficamente falando tu pode criar interface por duas maneiras, por lua através de funções que manipulam widgets e pelo otui, o otui é como se fosse um CSS, porém proprio do otclient, inclusive por isso ele tem seu proprio loader, que tu pode encontrar na source https://github.com/edubart/otclient/tree/master/src/framework/ui
se você não entende de c++, tudo bem, você pode aprender vendo exemplos dentros os inumeros módulos que ja existem e na pasta de styles https://github.com/edubart/otclient/tree/master/data/styles
a maioria das coisas que tu precisa pra fazer a maioria dos modulos ja tem em algum modulo feito no cliente, então seu melhor professor será o proprio cliente, basta tu entender e quebrar a cabeça tentando
no geral e pra maioria dos casos você não irá precisar de alterar as sources pra praticamente nada, existe bind para quase todas as funções que tu precisa, tu pode encontra-los em:
https://github.com/edubart/otclient/blob/master/src/framework/luafunctions.cpp -- no que se refere a coisas do framework (widgets e etc)
https://github.com/edubart/otclient/blob/master/src/client/luafunctions.cpp -- no que se refere a coisas do jogo
duvidas pontuais tu pergunta no forum que irão te responder, mas é preferível que tente sozinho antes, porque o aprendizado está justamente ai
"A covardia coloca a questão: É seguro? O comodismo coloca a questão: É popular? A etiqueta coloca a questão: é elegante? Mas a consciência coloca a questão, É correto? E chega uma altura em que temos de tomar uma posição que não é segura, não é elegante, não é popular, mas o temos de fazer porque a nossa consciência nos diz que é essa a atitude correta."
(Martin Luther King)
Em 07/07/2018 em 15:49, dalvorsn disse:Cara, não tem um tutorial descente disso, mas também não tem nada muito absurdo de entender. Primeira coisa tu tem que entender a estrutura, o otclient é todo modularizado, otmod é o primeiro cara a ser lido, ele que diz todas as infos iniciais de load, então comece vendo os otmods e entendendo como ele funciona. entendido isso tu vai passar para o scripts lua dele. No arquivo de load dele tu vai encontrar duas funções primordiais, 'init' e 'terminate'(pode ser diferente os nomes se tu alterar no otmod, mas não aconselho a mudar pois já é convencionado assim).
init é executado ao dar load no module, e terminate ao dar unload no module (lembrando que reload é unload + load)
além disso o otclient usa o conceito de signals and slots, que é o mesmo adotado pelo qt e outras bibliotecas graficas, através deles tu consegue fazer connect em diversos eventos e etc, é essencial que entenda isso para não ter que fazer esforços desnecessários
graficamente falando tu pode criar interface por duas maneiras, por lua através de funções que manipulam widgets e pelo otui, o otui é como se fosse um CSS, porém proprio do otclient, inclusive por isso ele tem seu proprio loader, que tu pode encontrar na source https://github.com/edubart/otclient/tree/master/src/framework/ui
se você não entende de c++, tudo bem, você pode aprender vendo exemplos dentros os inumeros módulos que ja existem e na pasta de styles https://github.com/edubart/otclient/tree/master/data/stylesa maioria das coisas que tu precisa pra fazer a maioria dos modulos ja tem em algum modulo feito no cliente, então seu melhor professor será o proprio cliente, basta tu entender e quebrar a cabeça tentando
no geral e pra maioria dos casos você não irá precisar de alterar as sources pra praticamente nada, existe bind para quase todas as funções que tu precisa, tu pode encontra-los em:
https://github.com/edubart/otclient/blob/master/src/framework/luafunctions.cpp -- no que se refere a coisas do framework (widgets e etc)
https://github.com/edubart/otclient/blob/master/src/client/luafunctions.cpp -- no que se refere a coisas do jogo
duvidas pontuais tu pergunta no forum que irão te responder, mas é preferível que tente sozinho antes, porque o aprendizado está justamente ai
Muito bom! A um tempo comecei a tentar aprender a programar no otclient, hoje entendo um pouco, mas muita coisa ainda não me faz sentido, e as vezes até faço trabalhos desnecessários. Acho que seria interessante criar um tópico com tais orientações, principalmente quem já tem uma noção de programação (tipo eu) e quer tentar aprender, eu fiquei muito perdido no começo kkkk
Hello! How are you? It's fine?
Okay, so you like my helps? if yes, then do you can like my post, give-me a reputation, you can't?
Good morning for everyone! And have a good day!