Gente,peço que vcs postem o que acharam,porque realmente desanima trazer um tuto desse tamanho,separar,por cor,code,tudo bonitinho, e vcs só olharem e irem embora!
Pessoal,jah vo avisando,esse tutorial não é meu,é de um usuário chamado Lucas321 de um certo fórum aí...
--------------------------------------
Aprenda a fazer seus próprios Monstros, Spells e NPC
Basicamente scripts sao o conjunto dos códigos que formam os arquivos de players, monster, spells, etc.
Nesse tutorial vou ensinar tudo, pra vc sair daqui fazendo monstros, spells e tudo mais. E se no final houver alguma duvida poste aqui que serei grato em ajudar. Neste Tutorial existem varios comandos básicos, bons para iniciantes, parte por parte é explicada, visando um maior entendimento sobre o assunto.
Vamos lá!
SPELLS
Primeiro vamos falar sobre as spells
Existem as spells de instant e as spells de rune, as spells de instant sao aquelas em q o monstro usa nele, e as de runa ele vai usar em vc. Entao a primeira coisa que precisamos fazer é decidir se vamos fazer uma spell de runa ou de instant, vou mostrar aqui apenas um exemplo, se nao o topico ficara muito grande. Vamos começar, seguindo um exemplo de uma magia minha:
Primeiro, crie um arquivo chamado crossover.lua, na pasta Data>Spells>Instant
Começamos o script com isso:
area = {{0, 0, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 0, 0, 0},{0, 0, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 0, 0, 0},{0, 0, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 0, 0, 0},{0, 0, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 0, 0, 0},{0, 0, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 0, 0, 0},{1, 1, 1, 1, 1, 0, 1, 1, 1, 1, 1},{0, 0, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 0, 0, 0},{0, 0, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 0, 0, 0},{0, 0, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 0, 0, 0},{0, 0, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 0, 0, 0},{0, 0, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 0, 0, 0},}
Essa é a area em que a magia ira pegar, o numero 0 simboliza os espaços que a magia nao pega e os numeros 1, os lugares onde acontecerá a magia, no exemplo acima, é uma magia em forma de cruz
Pulamos entao uma linha e acrescentamos isso:
attackType = ATTACK_PHYSICALneedDirection = falseareaEffect = NM_ME_YELLOW_RINGSanimationEffect = NM_ANI_NONEhitEffect = NM_ME_HIT_AREAdamageEffect = NM_ME_DRAW_BLOODanimationColor = BLACK_WHITEoffensive = truedrawblood = true
Vamos às explicações:
attackType = o tipo de ataque que será, no exemplo será um ataque fisico, mas tbm poderia ser um ataque de fogo, ou de energy
needDirection = se o ataque precisa de direção, como as firewaves
areaEffect = o tipo de animação que saira na area na magia
animationEffect = a animação de quando o player sofrer dano da magia
damageEffect = o efeito que saira quando o player receber o dano
animationColor = a cor da animação da Magia
offensive = se a magia é de ataque ou nao
drawblood = se embaixo do player vai sair sangue quando ele receber a magia
Explicado, pulamos uma linha e adicionamos:
UltimateExplosionObject = MagicDamageObject(attackType, animationEffect, hitEffect, damageEffect, animationColor, offensive, drawblood, 0, 0)
Essa é a função que fara com q oq explicamos acima funcione, pulamos outra linha e acrescentamos:
function onCast(cid, creaturePos, level, maglv, var)centerpos = {x=creaturePos.x, y=creaturePos.y, z=creaturePos.z}n = tonumber(var)if n ~= nil then-- bugged-- ultimateExplosionObject.minDmg = var+0-- UltimateExplosionObject.maxDmg = var+0UltimateExplosionObject.minDmg = 0UltimateExplosionObject.maxDmg = 0 elseUltimateExplosionObject.minDmg = (level * 2 + maglv * 3) * 2.6 - 30UltimateExplosionObject.maxDmg = (level * 2 + maglv * 3) * 3.0 end
Essa é a fórmula do Dano que o player irá tomar ao receber a magia, agora pra finalizar adiconamos:
return doAreaMagic(cid, centerpos, needDirection, areaEffect, area, UltimateExplosionObject:ordered())end
Pronto ja terminamos nossa primeira spell, agora para faze-la funcionar precisamos acrescenta-la aou arquivo spells.xml
vamos lá, na pasta Data>Spells abra o arquivo spells.xml e na sessao de INSTANT, acrescente esta linha:
spell name="CrossOver" words="crossover" maglv="12" mana="160" enabled="1"><vocation id="2" /><vocation id="1" /></spell>
Explicando:
spell name = nome da magia (pode ser qualquer um)
words = as palavras magicas que terao que ser ditas pra magia funcionar (tem q ser igual ao nome do script da magia)
magvl = maglv necessario para usar essa magia
mana = mana que será gasta
enabled = se a magia esta abilitada ou nao
vocation id = para quais vocações essa magia funcionará, no caso acima ela so funciona pra sorc e druid
------------------
MONSTERS
Spell criada, vamos passar para o Monstro que usara esta spell
Crie um arquivo .xml com um nome qualquer na pasta Data>Monsters
<?xml version="1.0"?><monster name="The Flash" level="500" maglevel="70" experience="1000" pushable="0" armor="80" defense="90" canpushitems="1" staticattack="50" changetarget="200" speed="100000"><health now="25000" max="25000"/><look type="134" head="94" body="94" legs="94" feet="79" corpse="4246"/><combat targetdistance="4" runonhealth="0"/><attacks><attack type="instant" name="flash_light" exhaustion="500" cycleticks="8000" probability="40"/></attacks><defenses><defense immunity="physical"/><defense immunity="paralyze"/></defenses><voices><voice sentence="HEHE Vem me pegar!!"/><voice sentence="Bah, ja dei 5 voltas e vc ai parado!"/></voices><summons maxSummons="2"><summon name="Chicken" chance="5000"/></summons><loot></loot></monster>
Esse é um exemplo de um monstro que eu criei, escolhi ele pq ele apresenta quase todas as funções de um monster, vamos as explicações que realmente interessam
monster name = nome do monstro, esse nome é oq aparecerá quando vc sumonar ele
experience = a experiencia que ele dá, geralmente é um numero normal, parecido com o do Tibia, pois no config.lua é que a exp é multiplicada, portanto se vc colocar mto alto aqui, vai ficar absurda
canpushitems = se o monstro pode mover objetos
changetarget = dificuldade ou facilidade do monstro mudar de alvo
combat targetdistance = a distancia em sqm em que o monstro ficará do player
runonhealth = o life em que o monstro correrá do player
<summons> = comando para ele sumonar um monstro
<loot> = aqui vc ajusta os items e o dinheiro, com a chance (Vamos falar sobre isso mais a frente) e etc
<attacks> = sao os ataques que seu monstro usará, tem os attack do tipo meele (dano fisico), distance (arrows, bolts, etc), instant (magias de instant), rune (magias de rune)
<defenses> = aqui é pra vc colocar se o seu monstro vai ser imune a alguma coisa, exemplo: Demon é imune a fogo, entao vc poe lá: <defense immunity="fire"/>
<voices> = qual será a mensagem que ele dirá (aquela msg laranja)
</monster> = funciona como um end, finaliza o script
Vamos falar sobre o looktype e a lootchance:
"Ah eu quero criar um Boss dos orc, mas nao sei quais sao as roupinhas"
Abaixo a lista dos looktypes dos monstros mais comums
{["Orc Warlord"] = 2, ["War Wolf"] = 3, ["Orc Ridder"] = 4, ["Orc"] = 5, ["Orc Shaman"] =6, ["Orc Warrior"] = 7, ["Orc Berserker"] = 8, ["Necromancer"] = 9, ["Black Sheep"] = 13, ["Sheep"] = 14, ["Trol"] = 15, ["Bear"] = 16, ["Beholder"] = 17, ["Ghoul"] = 18, ["Slime"] = 19, ["Rat"]= 21, ["Cyclops"] = 22, ["Minotaur Mage"] = 23, ["Minotaur Archer"] = 24, ["Minotaur"] = 25, ["Rotworm"] = 26, ["Wolf"] = 27, ["Snake"] = 28, ["Minotaur Guard"] =29, ["Spider"] = 30, ["Deer"] = 31, ["Dog"] = 32, ["Skeleton"] = 33, ["Dragon"] = 34, ["Poison Spider"] = 36, ["Demon Skeleton"] = 37, ["Giant Spider"] = 38, ["Dragon Lord"] = 39, ["Fire Devil"] = 40, ["Lion"] = 41, ["Polar Bear"] = 42, ["Scorpion"] = 43, ["Wasp"]= 44, ["Bug"] = 45, ["Ghost"] = 48, ["Fire Elemental"] = 49, ["Orc Spearman"] = 50, ["Djinn"] =51, ["Winter Wolf"] = 52, ["Frost Troll"]=53, ["Witch"] = 54, ["Behemot"] =55, ["Cave Rat"] = 56, ["Monk"] = 57, ["Priestess"] = 58, ["Orc Leader"] = 59, ["Pig"] = 60, ["Goblin"] = 61, ["Elf"] = 62, ["Elf Arcanist"] = 63, ["Elf Scout"] = 64, ["Mummy"] = 65, ["Dwarf Geomancer"] = 66, ["Stone Golem"] = 67, ["Vampire"] = 68, ["Dwarf"] = 69, ["Dwarf Guard"] = 70, ["Dwarf Soldier"] = 71, ["Rabbit"] = 74, ["Swamp Troll"] = 76}
E a lootchance
"Eu quero fazer um faraó, mas quero que item fulano caia toda hora e que item ciclano caia mto raramente", entao ai vai a lista da loot chance:
--100000= all time----50000= each 2 time----33333= each 3 time----20000= each 5 time----10000= each 10 time----6666= each 15 time----5000 = each 20 time----4000 = each 25 time----3333 = each 30 time----2857 = each 35 time----2500 = each 40 time----2222 = each 45 time----2000 = each 50 time----1818 = each 55 time----1666 = each 60 time----1538 = each 65 time----1428 = each 70 time----1333 = each 75 time----1000 = each 100 time----909 = each 110 time----833 = each 120 time----800 = each 125 time--666 = each 150 time----588 = each 170 time----555 = each 180 time----500 = each 200 time----400 = each 250 time----333 = each 300 time--
NPC
Bom ja criamos uma spell, um monstro, vamos criar um NPC, que quando vc pedir ele sumone um monstro pra vc
Começamos a função de um NPC com isso
focus = 0contador = 0talk_start = 0target = 0following = falseattacking = falsefunction onThingMove(creature, thing, oldpos, oldstackpos)endfunction onCreatureAppear(creature)endfunction onCreatureDisappear(cid, pos)if focus == cid thenselfSay('Ate breve.')focus = 0contador = 0talk_start = 0endendfunction onCreatureTurn(creature)endfunction msgcontains(txt, str)return (string.find(txt, str) and not string.find(txt, '(%w+)' .. str) and not string.find(txt, str .. '(%w+)'))endfunction onCreatureSay(cid, type, msg)msg = string.lower(msg)
Bom, depois disso acrescentamos:
if ((string.find(msg, '(%a*)hi(%a*)')) and (focus == 0)) and getDistanceToCreature(cid) < 3 thenselfSay('Hail ' .. creatureGetName(cid) .. '! Voce gostaria de treinar com algum de meus monstros?')focus = cidcontador = 1talk_start = os.clock()end
Quando vc falar HI pra ele ele vai te dizer:
selfSay('Hail ' .. creatureGetName(cid) .. '! Voce gostaria de treinar com algum de meus monstros?')
Dai pulamos uma linha e acrescentamos:
if string.find(msg, '(%a*)hi(%a*)') and (focus ~= cid) and getDistanceToCreature(cid) < 3 thenselfSay('Espere ' .. creatureGetName(cid) .. '!')end
Isso é, se alguem chegar e falar Hi e ele estiver falando com vc, ele vai dizer para o outro:
selfSay('Espere ' .. creatureGetName(cid) .. '!')
Entao agora para responder a pergunta que o Npc nos fez, pulamos uma linha e colocamos:
if msgcontains(msg, 'yes') and focus == cid and contador == 1 thenselfSay('/m trainer')talk_start = os.clock()end
No caso, quando vc falar yes, ele vai sumonar um trainer,aqui vc poderia substituir por qualquer outro bixo, entao fechamos o script com isso:
if string.find(msg, '(%a*)bye(%a*)') and focus == cid and getDistanceToCreature(cid) < 3 thenselfSay('Ate Breve jovem ' .. creatureGetName(cid) .. '!')focus = 0talk_start = 0endendfunction onCreatureChangeOutfit(creature)endfunction onThink()if (os.clock() - talk_start) > 30 thenif focus > 0 thenselfSay('Próximo Por favor...')endfocus = 0contador = 0endend
Que nada mais é do q, oq ele fala e faz depois que vc fala BYE, e oq ele fala e faz depois que vc se afasta muito dele.
Vamos explicar algumas funções dos NPCs:
selfSay = oq ele irá falar em resposta a algo q vc disse
buy(cid,itemid,qtd,price) = mto usada para Npcs que compram e vendem, esta função serve para vc comprar algo de um Npc
sell(cid,itemid,qtd,price) = igual ao explicado acima, so que serve para vc vender algo para o npc
DICAS
* Nunca faça monstros fortes demais, primeiro avalie a força dos jogadores do seu server e faça um monstro que eles consigam matar, mesmo que para isso ralem bastante, ninguem gosta de ver um monstro ignorante matando todo mundo, isso acaba com a graça
*Faça spells balanceadas para todas as vocações, fazer uma spell onde so o druida é beneficiado, fica ruim, se fizer uma spell forte para o druida, tente fazer uma para o pally, o kina e o sorc, ou de a eles algum beneficio que o druida nao tem
*Existem várias funções q podem ser usadas nos Npcs, tente tirar o máximo de proveito disso para fazer quests, eventos, etc
Vlw e Comentem! Postem elogios, criticas, duvidas e sugestoes! Estou aqui para ajuda-los
//Lucas321
--------------------------------
LEMBRANDO,CRÉDITOS A ELE,E NÃO A MIM.