Delphi Basisco ---1---

Gigio
Por Gigio
em Pascal (Delphi)

Gigio

Campones
Campones

INFOS

Grupo: CamponesRegistrado: 24/10/06Posts: 1

Bom, eu sou novo nesse forum, soh q eu andei vasculhando pelo forum e axei a parte de delphi mto fraca e naum vi nenhum tuto, por isso resolvi fazer esse post...espero q gostem....

Linguagem Utilizada

O delphi utiliza uma linguagem chamada Object Pascal, que nada mais eh do que um pascal mais turbinado.

cara do delphi

a img ai embaxo mostra a interface do delphi 7

delphi1pk7.jpg

Form e Controles

O Form eh a base onde vc cria o programa, eh nele que vc coloca os controles do programa, que por sua vez sao os objetos com a qual o usuario interage, como exemplo temos os botões, caixas de texto e barras de rolagem, a img abaixo mostra onde vc encontra essas coisas no delphi.

delphi2bv3.jpg

1 - label: A label eh um dos controles que vc pode usar para deixar algo escrito, como uma msg para o usuario do tipo "preencha o campo abaixo"...o usuario nao pode modificar o texto de uma labe.

2 - Button: Precisa explicaçao? xD eh onde o cara clica...td mundo conhece...

3 - CheckBox: Caixinha basica do windows...eh para por opçoes...

4 - Edit: campo de texto onde pode ser digitado,diferentemente do label, o usuario pode digitar neste campo.

5 - ComboBox: é akela caixa basica do windows com varias opçoes e o usuario escolhe uma delas...tpw akelas caixas que aparece o nome dos estados qdo vc c cadastra em algm site q pede o local q vc mora...

6 - RadioButton: O radio, assim como o CheckBox eh uma caixa de opçao, soh q a diferença dele para o Check eh q c tiver mais de 1 check no programa o usuario pode deixar tds marcados, e no caso do radio c tiver mais de 1 o usuario soh podera selecionar 1 por vez...

bom gente...por hj eh soh pq ja saum quase 4 da matina e eu tenho escola amanha xD dps eu continuo postando algo sobre delphi...jah q ngm fez isso ainda...espero q tenha sido util, apesar de bem basica eu reparei q nas introduçoes sobre VB, que tbm eh uma linguagem visual, ngm abordou esses assuntos mais basicos que o iniciante ainda naum sabe ^^'

t+

Gigio®™ 1989~2006. All Rights Reserved.

kamimura

Old School :D
Barão
Barão

INFOS

Grupo: BarãoRegistrado: 19/04/06Posts: 201

Olá,

nossa muito BOM...me ajudo,

pois não tenho a menor noção de Delphi,

esperando por mais "aulas"...

P-A-R-A-B-É-N-S !!!

:music:

Abraços,

kamimura

"Sem música, a vida seria um erro." (Friedrich Nietzsche)

maca_vi

Campones
Campones

INFOS

Grupo: CamponesRegistrado: 06/12/05Posts: 39

Tenho muito interrese em delphi por favor continue seus tutoriais com funçoes explicando as funçoes mas voltadas para ot serv ou tibia gostaria desenvolver alguns programas com intuito de estudar as funçoes.

Tutorial Excelente