Fala ae galera,
Resolvi fazer mais um conceitozinho ae para vocês, então vamos começar.
Conceito : SQL
Structured Query Language, ou Linguagem de Consulta Estruturada ou SQL, é uma linguagem de pesquisa declarativa para banco de dados relacional (bases de dados relacionais). Muitas das características originais do SQL foram inspiradas na álgebra relacional.
SQL é normalmente pronunciado em português como "esse-quê-ele", porém sua pronúcia correta deveria se "síquel", do inglês "sequel", ou "alguma coisa que segue outra coisa". SQL é uma brincadeira com o nome da primeira linguagem de consulta QUEL.
Embora o SQL tenha sido originalmente criado pela IBM ("International Business Machines" (IBM) é uma empresa americana de informática.), rapidamente surgiram vários "dialectos" desenvolvidos por outros produtores. Essa expansão levou à necessidade de ser criado e adaptado um padrão para a linguagem. Esta tarefa foi realizada pela American National Standards Institute (ANSI) em 1986 e ISO (Organização Internacional para Padronização - ISO.) em 1987.
O SQL foi revisto em 1992 e a esta versão foi dado o nome de SQL - 92. Foi revisto novamente em 1999 e 2003 para se tornar SQL:1999 (SQL3) e SQL:2003, respectivamente. O SQL:1999 usa expressões regulares de emparelhamento, queries recursivas e gatilhos (triggers). Também foi feita uma adição controversa de tipos não-escalados e algumas características de orientação a objeto. O SQL:2003 introduz características relacionadas ao XML, sequências padronizadas e colunas com valores de auto-generalização (inclusive colunas-identidade).
Tal como dito anteriormente, o SQL, embora padronizado pela ANSI e ISO, possui muitas variações e extensões produzidos pelos diferentes fabricantes de sistemas gerenciadores de bases de dados. Tipicamente a linguagem pode ser migrada de plataforma para plataforma sem mudanças estruturais principais.
Outra aproximação é permitir para código de idioma processual ser embutido e interagir com o banco de dados. Por exemplo, o Oracle e outros incluem Java na base de dados, enquanto o PostgreSQL permite que funções sejam escritas em : Perl, Tcl, ou C, entre outras linguagens.
Exemplo :
Entrando um dado para uma tabela T, a query Select * from T resultará em todos os elementos de todas as filas da tabela.
Com a mesma tabela, a query Select C1 from T resultará nos elementos da coluna C1 de todas as filas da tabela.
E a query Select * from T where C1=1 resultarão em todos os elementos de todas as filas onde o valor de coluna C1 é '1'.

Palavras-chaves em SQL :
DML - Linguagem de Manipulação de Dados :
Primeiro há os elementos da DML (Data Manipulation Language - Linguagem de Manipulação de Dados). A DML é um subconjunto da linguagem usada para selecionar, inserir, atualizar e apagar dados.
* SELECT é o comumente mais usado do DML, comanda e permite ao usuário especificar uma query como uma descrição do resultado desejado. A questão não especifica como os resultados deveriam ser localizados.
* INSERT é usada para somar uma fila (formalmente uma tupla) a uma tabela existente.
* UPDATE para mudar os valores de dados em uma fila de tabela existente.
* DELETE permite remover filas existentes de uma tabela.
* BEGIN WORK (ou START TRANSACTION, dependendo do dialeto SQL) pode ser usado para marcar o começo de uma transação de banco de dados que pode ser completada ou não.
* COMMIT envia todos os dados das mudanças permanentemente.
* ROLLBACK faz com que as mudanças nos dados existentes desde que o último
* COMMIT ou ROLLBACK sejam descartadas.
* COMMIT e ROLLBACK interagem com áreas de controle como transação e locação. Ambos terminam qualquer transação aberta e liberam qualquer cadeado ligado a dados. Na ausência de um BEGIN WORK ou uma declaração semelhante, a semântica de SQL é dependente da implementação.
DDL - Linguagem de Definição de Dados :
O segundo grupo é a DDL (Data Definition Language - Linguagem de Definição de Dados). Uma DDL permite ao usuário definir tabelas novas e elementos associados. A maioria dos bancos de dados de SQL comerciais tem extensões proprietárias no DDL.
Os comandos básicos da DDL são:
* CREATE cria um objeto (uma Tabela, por exemplo) dentro do base de dados.
* DROP apaga um objeto do banco de dados.
Alguns sistemas de banco de dados usam o comando ALTER, que permite ao usuário alterar um objeto, por exemplo, adicionando uma coluna a uma tabela existente.
outros comandos DDL:
* ALTER TABLE
* CREATE INDEX
* ALTER INDEX
* DROP INDEX
* CREATE VIEW
* DROP VIEW
DCL - Linguagem de Controle de Dados :
O terceiro grupo é o DCL (Data Control Language - Linguagem de Controle de Dados). DCL controla os aspectos de autorização de dados e licenças de usuários para controlar quem tem acesso para ver ou manipular dados dentro do banco de dados.
Duas palavras-chaves da DCL:
* GRANT - autoriza ao usuário executar ou setar operações.
* REVOKE - remove ou restringe a capacidade de um usuário de executar operações.
outros comandos DCL:
* ALTER PASSWORD
* CREATE SYNONYM
DQL - Linguagem de Consulta de Dados :
Embora tenha apenas um comando a DQL é a parte da SQL mais utilizada. O comando SELECT é composta de várias cláusulas e opções, possibilitando elaborar consultas das mais simples as mais elaboradas. Exemplos :
SELECTnome
FROM
pessoas;
SELECT
aP.codigo,
aP.nome,
aP.data_nascimento,
aO.nome,
aO.local
FROM
pessoas aP,
objetos aO,
WHERE
aP.codigo = aO.codigo_pessoa and
aP.codigo = (
SELECT
codigo_pessoa
FROM
catalogo
WHERE
cod_catalogo = 5
);
Obs.: O SELECT também é considerado um comando DML.
Sistemas de Banco de Dados que usam SQL :
* Apache Derby
* Caché
* DB2
* Ingres
* InterBase
* MySQL
* Oracle
* PostgreSQL
* Microsoft SQL Server
OBS : Esses são alguns dos Sistemas que o SQL fornece, existe muitos outros.
Fonte : Wikipédia.
Adaptação : Cool.llr
Bom,
È isso ae pessoal, espero que vocês gostem.
Sem mais,
Cool.llr