<?xml version="1.0"?>
Tag Inicial
<monster name="Ogro Assassino" level="70" maglevel="30" experience="195" pushable="0" armor="9" defense="11" canpushitems="1" staticattack="50" changetarget="200" speed="250" manacost="590">
monster name="Ogro Assassino" -> Nome do monstro
level="70" -> Nível de força do monstro
maglevel="30" -> Nível mágico do monstro
experience="195" -> Experiência que ele dropa quando morre
pushable="0" -> Capacidade do jogador empurrar ou não o monstro (0=não/1=sim)
armor="9" -> Complemento da Defesa
defense="11" -> Defesa
canpushitems="1" -> Capacidade do monstro de empurrar certos tipos de ítens (0=não/1=sim)
staticattack="50" -> ?
changetarget="200" -> Mudar alvo, o jogador que o monstro irá atacar
speed="250" -> Velocidade
manacost="590" -> Custo de mana pra Sumonar/Convencer
<health now="210" max="210"/>
Life atual e máximo de life
<look type="8" head="20" body="30" legs="40" feet="50" corpse="2864"/>
look type="8" -> Outfit do Monster
head="20" body="30" legs="40" feet="50" -> Complementos da Outfit
corpse="2864" -> Corpo em que o monstro irá virar após morrer
*Adicionando lookaddon="'1" Após feet="50", você adiciona addon(s) no monster, só funciona em monster com char humano
<combat targetdistance="1" runonhealth="0"/>
Distância para atacar alvo
<attacks> <attack type="melee" mindamage="76" maxdamage="190" probability="100"/> </attacks>
<attacks> -> Tag inicial para o comando de ataque
attack type="melee" -> Tipo de ataque, no caso ataque "Corpo-a-corpo"
mindamage="76" maxdamage="190" -> Danos mínimo e máximo
probability="100" -> Change de acerto
</attacks> -> Tag final para o comando de ataque
<defenses> <defense immunity="poison"/> </defenses>
<defenses> -> Tag inicial para o comando de defesa
<defense immunity="poison"/> -> Imunidade, no caso o monstro é imune a Veneno
</defenses> -> Tag final para o comando de defesa
<voices> <voice sentence="Hail Xtibia"/> </voices>
<voices> -> Tag inicial para o comando de falas
<voice sentence="Hail Xtibia"/> -> Fala do Monstro
</voices> -> Tag final para o comando de falas
<loot> <item id="1987" chance="100000"> <inside> <item id="2464" chance="10000"/> </inside> </item> </loot>
<loot> -> Tag inicial para o comando de loot
<item id="1987" chance="100000"> Ítem que o monstro irá dropar quando morrer, e a probabilidade de dropar o ítem
<item id="1987" chance="100000">
<inside>
<item id="2464" chance="10000"/>
</inside>
</item> -> Ítem dropado virá dentro de uma bag
</loot> -> Tag final para o comando de loot
</monster>
Tag Final.