1ª etapa : Imaginando.
Como tudo que existe em mapping , o primeiro passo é sempre a imaginação , você deve antes de sequer abrir o map editor ter em mente como será a caverna e que monstros habitarão ela.
Eu usarei uma caverna simples de trolls , portanto usarei tudo o que pode combinar com os trolls !
Para mappear melhor , é sempre bom conhecer a criatura , heis o que consigo sobre trolls apenas visitando o Tibia.com :
Trolls are a human-like race that lives in small tribes in the holes and dungeons of Tibia. There they hunt animals and seek treasures over which they keep a jealous watch. They are weak and silly fighters, but as a squad they can become quite dangerous.
Agora que sei o básico sobre eles , posso sem medo mappear , sei que eles vivem em bando , e que são meio-humanos , logo a caverna pode ter coal basins , camas , reservas de bebida e comida , etc.
2ª etapa : fazendo os caminhos.
Como é uma demonstração , eu irei apenas fazer um andar da caverna , farei caminhos pequenos ( 1x1 ) e alguns espaços maiores , onde haverão mais respawns , porém nunca espaços quadrados (usarei inicialmente o id 351) :
3ª etapa : As bordas!
É realmente muito importante sempre colocar bordas , não há segredos :
4ª etapa : Completa os espaços vazios.
Simples , use fill ground para completar os espaços com o id 101 (o mínimo de distância que deve ter para que a pessoa não veja o preto é 7 sqms :
Até que fique assim :
5ª etapa : "Sujando" o chão.
Use agora os ids 353 , 354 , 355 para detalhar mais o chão , misture bem eles , deixe o chão bem detalhado :