DELPHI: OBJECT PASCAL - AULA 01, INTRODUÇÃO
Hoje vou começar a fazer uma série de tutoriais de Delphi(Object Pascal).
Eu não sou experiente, mas sou o bastante pra poder ensinar
O Delphi é uma linguagem orientada a objetos, e é visual.
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Primeiramente,
Pra começar com Delphi você tem que ter Paciência, Criatividade, Vontade de aprender, entre outros fatores...
Acima de tudo paciência. Se você não tiver nada disso, pode desistir, nem comece a ler este tutorial.
Bem, quando você abrir o Delphi, você se deparará com esta imagem:
http://img264.imageshack.us/img264/214/delphi5we.jpg
Não se assuste, o programa é simples mesmo, mas faz coisas bem legais.
O Form1 é o corpo do seu programa, é lá que você vai fazer todo visual do seu programa.
Na paleta de componentes, para você usar qualquer componente basta selecionar, e depois clicar e arrastar em algum lugar do Form1.
Agora chega de papo furado, e vamos começar a praticar.
Primeiramente, selecione o componente LABEL(Uma letra A) e clique em seu programa.
Repare que, quando você clicar duas vezes na Label, ela abrirá uma janela com esse texto:
procedure TForm1.Label1Click(Sender: TObject); begin end;
Mas o que é essa janela?
Essa janela é a parte interna de seu programa. Todo o funcionamento dele será configurado aí.
Cada componente tem seus eventos, por exemplo, o padrão dos botões é OnClick, mas também tem muitas outras coisas.
Propriedades básicas de um componente:
Caption ou Text: Texto que irá aparecer em uma Label, um Botão, um EditBox, etc...
Name: Nome do objeto, cada objeto tem um nome, nenhum pode ser igual, afinal, Delphi é direcionado a objetos.
Visible: True: O Objeto será visível, ele estará em seu programa ao visualizar.
False: O Objeto ficará invisível na visualização, só aparecerá na montagem do programa.
Enabled: False: O Objeto não ficará habilitado para clicar, editar, etc.
True: O Objeto fica normal, habilitado para tudo.
Bom, cada objeto tem seu evento padrão, que ao ser duplo-clicado será declarado.
Mas, se você quiser outros tipos de eventos, selecione o objeto, vá no Objects Inspector, clique na aba Events, e para adicionar um evento dê um duplo-clique no evento que desejar.
É isso pessoal.
Este foi o primeiro tutorial, tentarei postar o segundo ainda hoje.
Flwwwww!