Acho que o tutorial está bastante completo e praticamente impossivel de fazer algo errado seguindo o tutorial...
Primeiramente vou mostrar as SS da area de treinamento, para que as pessoas não precisem baixar nada se não gostar...
SS com zoom- do andar de cima:
SS do segundo andar:
SS do primeiro andar:
Como ficaria com a action ativada:
Agora irei explicar como funciona:
No andar de cima vocês podem perceber as alavancas ali, mas oque elas fazem? bem, quando o player entra na salinha, antes de descer a escada, ele aperta a alavanca e ela cria uma pedra bem ali no caminho para entrar na sala (onde as paredes não fecham)
Como fazer com que esse sistema de alavanca criando pedra para impedir a passagem de outras pessoas funcione? Bom ai você tera que utilizar uma action, essa action cria a pedra quando algm preciona a alavanca, e deleta a pedra quando algm preciona a alavanca novamente e assim vai...
Action
Vá na pasta actions/scripts e adicione a seguinte action:
function onUse(cid, item, frompos, item2, topos) gatepos = {x=609, y=97, z=12, stackpos=1} getgate = getThingfromPos(gatepos) if item.uid == 7777 and item.itemid == 1945 and getgate.itemid == 0 then doCreateItem(1304,1,gatepos) doTransformItem(item.uid,item.itemid+1) elseif item.uid == 7777 and item.itemid == 1946 and getgate.itemid == 1304 then doRemoveItem(getgate.uid,1) doTransformItem(item.uid,item.itemid-1) else doPlayerSendCancel(cid,"Sorry, not possible.") end return 1 end
Explicando a action:
gatepos = {x=609, y=97, z=12, stackpos=1} - Ai vai a localização da pedra que sera criada.
if item.uid == 7777 - Ai é a unique id da alavanca.
doCreateItem(1304,1,gatepos) - Ai é a ID da pedra que sera criada (você pode alterar para qualquer otro item).
doPlayerSendCancel(cid,"Sorry, not possible.") - Ai é a mensagem que ira dar caso de algum erro (exemplo: ter algum player no lugar de ond a pedra sera criada.
Feito isso você tera que adicionar a action no arquivo actions.xml.
Vá para a pasta actions e abra o arquivo actions.xml e adicione a seguinte tag:
<action uniqueid="7777" script="alavanca helmet1.lua" />
Explicando:
action uniqueid="7777" - Ai vai a unique id da alavanca.
script="alavanca helmet1.lua" - Ai vai o nome do arquivo salvo no actions/scripts
Obs: Para cada alavanca, você tera que repetir essa action, usando diferentes unique ids
Bom, agora se você gostou da area de treinamento mostrada nas SS's você pode fazer o download do mapa aqui: LINK
PS: A area de treinamento está +/- na posição X=500 Y=500 Z=7
Obs: Se você baixou o mapa você tera que colocar os treinadores no mapa.
Créditos da idéia, da action, e do mapa: pedroddcunha
Créditos pelo tutorial e o download: Dragonheart