TUTORIAL CRIANDO UMA SALA DE COMANDO 1.0
Nesse tutorial vo ensinar como fazer uma lugar aonde só entra GMs, e que ali ele tenha acesso a algumas funções uteis... como sumonar criaturas, ir a determinados lugares apartir dos teleports que estarão ali, criar runas sem presisar ficar falando /i xxxx 250... entra muitas outras utilidades que você poderá criar para esse lugar
Vamos lá:
1° passo:
Faça uma area como essa:
PS: o tamanho você pode escolher de acordo com a quantidade de coisas que você ira adiciona ali dentro...
Feito isso iremos para o 2° passo
2° passo:
Após fazer sua area vamos agora para uma das funções da sala... Um sumonador
Coloque na sua sala um objeto.. (no meu caso coloquei um pedestal (id: 1469), mas você pode colocar qualquer objeto, como alavanca, estatua, etc...)
veja:
Em cima na parede eu coloquei um blackboard (id: 1811)para identificar o que ira summonar se clicar naquele local, mas vc pode colocar outras coisas como placas.
Feito isso vc ira clicar com o botão direito sobre o pedestal, ou outro objeto que vc colocou, e clicar em propriedade...
Agora em Action id você ira colocar um numero, eu usei o n° 6000, mas você pode usar qulquer outro, desde que não esteja sendo usado por outra action...
Ai você se pergunta, porquê não se pode ter um action id repetido..
Por que, ja penso uma player vai la todo feliz ebaaaa vo faser a quest, ai vai e clica no bau ai ele ganha um item, e mistériosamente ele summona um orshabaal la fora... por isso ^^
voutando, depois que você colocou o action id no objeto, vamos a action:
abra a pasta do seu ot e va em data/actions/script feito isso você copie qualquer arquivo de la e renomei para Summon_Orshabaal
Feito isso abra ele e apague tudo que a nele e cole isso:
function onUse(cid, item, frompos, item2, topos)if item.actionid == 6000 then
doSummonCreature("Orshabaal", {x=989, y=1107, z=7})
doSendMagicEffect(topos,14)
else
doPlayerSendCancel(cid,"Desculpe, Não é possivel")
end
return 1
end
Agora explicando:
6000 >>> é o action id que nós colocamos no objeto
Orshabaal>>> é a criatura q ira ser sumonada quando nós dermos use no objeto
x=989, y=1107, z=7 >>> é aonde a criatura será sumonada
Você podera adicionar na sala quantos sumonadores você quiser, lembrando apenas de colocar uma action id diferente em cada..
Agora vamos pro 3° passo
3° passo:
Bem, agora nóis iremos faser uma criador de item...
Coloque outro objeto em outro canto da sala, no meu caso eu usarei novamente um pedestal...
veja:
Em frente do pedestal (id:1466).. eu coloquei oque ira ser criado quando eu der use no objeto, q no caso ali é uma uh...
feito isso clique com o botão direito em cima do objeto e clique em propriedades... agora adicione no Action id um id, que no meu caso usei 6001, mas você pode usar qualquer id que você desejar, lembrando apenas que não pode aver action ids repetidos ^^
feito isso abra a pasta do seu ot e va em data/actions/script feito isso você copie qualquer arquivo de la e renomei para Create_uh
agora apague tudo que ouver ali dentro e cole isso:
function onUse(cid, item, frompos, item2, topos)if item.actionid == 6001 then
doPlayerAddItem(cid,2273,250)
doSendMagicEffect(topos,14)
else
doPlayerSendCancel(cid,"Sorry, not possible.")
end
end
Explicando:
6001 >>> é o action id que nós colocamos no objeto
2273 >>> esse é o item que será criado ao der use no objeto, que aqui no caso é uma UH
250 >>> é a quantidade que ira ser criado do item que no caso aki vai ser uma UH de 250 cargas
Você poderá adicionar quantos criadores de itens quiser, desde que estejam com actions id diferentes
Agora o 4° e ultimo passo
4° passo:
Agora você deve estar se perguntando e como eu irei para essa sala... aqui esta a resposta
coloque em um lugar de sua preferencia, que no meu caso é o templo, um objeto, q no meu caso é um blue fire (id: 1397)..
veja:
Agora clique com o botão direito sobre ele e clique em propriedades..
Adicione um Action id nele, que no meu caso foi 6002, lembrando que você pode adicionar qualquer um, nem pressiso falar oque você não pode adicionar igual né ^^
feito isso abra a pasta do seu ot e va em data/actions/script feito isso você copie qualquer arquivo de la e renomei para tele
apague oque estiver la dentro e coloque isso:
function onUse(cid, item, frompos, item2, topos)pos = pos = {x=1000, y=1000, z=7}
aceso = getPlayerAccess(cid)
msg = "Bem-Vindo a sala de comando"
msgN = "Desculpe, Apenas GODs tem permissão para usar este teleporte"
posplayer = getPlayerPosition(cid)
if item.actionid == 6002 then
if aceso == 5 then
doPlayerSendTextMessage(cid, 22, msg)
getThingfromPos(posplayer)
doSendMagicEffect(posplayer,2)
doTeleportThing(cid,pos)
doSendMagicEffect(pos,10)
else
doPlayerSendTextMessage(cid, 22, msgN)
end
end
Explicando:
pos = {x=1000, y=1000, z=7} >>> aqui você ira colocar a posição para onde ele ira ser teleportado...
msg = "Bem-Vindo a sala de comando" >>> aqui é a msg que ele ira receber ao ser teleportado
msgN = "Desculpe, Apenas GODs tem permissão para usar este teleporte" >>> Msg que ira aparecer caso o player não tenha o acesso nescessario
6002 >>> aqui é o action id que nós colocamos no objeto
5 >>> aqui é o acesso que o player deve ter para ser teleportado para a sala, ai você fala, aff para que isso, só para complicar, ai eu respondo, voce quer que um player (access: 1 ) entre na sala e fassa uma bp de uh de 250 cargas de graça, e summone um apocalypse, orshabaal no serve, eu acho q não né...
Bom o tutorial fica por aqui... espero que vocês tenham gostado do tuto... olhe como ficor a minha sala:
PS: os teleports ao lado são teleports que eu coloquei para sertos lugares, você pode colocar eles para te levar a sertos lugares como, quests, areas de hunt, templo de outra city, dp, etc...
PS2[/sup: para qm não sabe abra sua pasta do ot e va em data/actions
e abra o arquivo Actions.xml q está ai e adicione isso.
<action actionid="6002" script="tele.lua" /> <action actionid="6001" script="Creat_uh.lua" /> <action actionid="6000" script="Summon_Orshabaal.lua">
Espero que gostem...
Créditos: DarcKKK
Atenciosamente,
~DD ou ~DarezinhUu - Campeão da 1ª MDS Xtibia