
Neste tutorial irei encinar como você pode montar uma sorveteria onde você monta seu sorvete, basta você preparar a massa, adicionar o corante, o sabor e o gelo e pronto você acabou de montar um belo sorvete, estes são os sorvetes que você podera fazer:
É bem simples, vou explicar agora como funciona:

Preparando a massa
VERMELHO >> Aqui é aonde você ira colocar o 1° ingrediente, o Ovo
AZUL >> Aqui é aonde você colocara o 2° ingrediente, a Farinha
Em seguida você clica na estatua que está do lado e o ovo e a farinha
vão se misturar e misteriosamente do outro lado ira sair a massa pronta
Adicionando cor à massa
VERDE >> Aqui é aonde irá sair a massa pronta
AMARELO >> Aqui é aonde você ira colocar o corante, o corante é os Coloureds Eggs. Existem 5 cores:
1. Amarelo
2. Vermelho
3. Roxo
4. Verde
5. Azul
Em seguida você clica na estatua que está do lado e a massa se mistura com o coloured egg e aparece do outro lado ja tingido
Adicionando sabor e finalizando
LARANJA >> Aqui é aonde irá sair a massa tingida
ROSA >> Aqui é aonde você ira colocar um Ice Cube
MARROM >> Aqui é aonde você ira colocar uma Fruta de acordo com a cor da massa, para adicionar o sabor. Existem 5 frutas para você adicionar sabor
1. Banana ( para massa Amarela )
2. Maçã ( para massa Vermelha )
3. Morango ( para massa Roxa )
4. Pera ( para massa Verde )
5. Blueberry ( para massa Azul )
Em seguida você clica na estatua que está do lado e os ingredientes se mistaram e sai do outro lado ( PRETO ) o seu sorvete feito por você
Aqui em baixo está a combinação para que você possa faser seu sorvete:

Bem agora vamos para oque interesa, para como faser esta fantastica sorveteria..
1° PASSO
Monte um lugar, não presisa ser exatamente assim, aqui é so um exemplo:

Nas estatuas coloque ActionId, aqui eu irei colocar 6000, 6001 e 6002, agora vamos para o script:
Abra a pasta do seu ot e vá em data/actions/scripts e copie qualquer arquivo, renomei para sorveteria e adicione isso:
function onUse(cid, item, frompos, item2, topos)
posovo = {x=995, y=994, z=7, stackpos=2}
ovo = getThingfromPos(posovo)
posmeleca = {x=1001, y=994, z=7, stackpos=2}
meleca = getThingfromPos(posmeleca)
posfruta = {x=1002, y=994, z=7, stackpos=2}
fruta = getThingfromPos(posfruta)
posgelo = {x=1003, y=994, z=7, stackpos=2}
gelo = getThingfromPos(posgelo)
posovoc = {x=999, y=994, z=7, stackpos=2}
ovoc = getThingfromPos(posovoc)
posmassa = {x=998, y=994, z=7, stackpos=2}
massa= getThingfromPos(posmassa)
posfarinha = {x=996, y=994, z=7, stackpos=2}
farinha = getThingfromPos(posfarinha)
sorvete = {x=1005, y=994, z=7}
if item.actionid == 6000 then
if ovo.itemid == 2695 and farinha.itemid == 2692 then
doRemoveItem(ovo.uid,1)
doRemoveItem(farinha.uid,1)
doSendMagicEffect(posovo,2)
doSendMagicEffect(posfarinha,2)
doCreateItem(6277, 1, posmassa)
doSendMagicEffect(posmassa,2)
end
end
if item.actionid == 6001 then
if ovoc.itemid == 6541 and massa.itemid == 6277 then
doRemoveItem(ovoc.uid,1)
doRemoveItem(massa.uid,1)
doSendMagicEffect(posovoc,2)
doSendMagicEffect(posmassa,2)
doCreateItem(6547, 1, posmeleca)
doSendMagicEffect(posmeleca,2)
elseif ovoc.itemid == 6542 and massa.itemid == 6277 then
doRemoveItem(ovoc.uid,1)
doRemoveItem(massa.uid,1)
doSendMagicEffect(posovoc,2)
doSendMagicEffect(posmassa,2)
doCreateItem(6550, 1, posmeleca)
doSendMagicEffect(posmeleca,2)
elseif ovoc.itemid == 6545 and massa.itemid == 6277 then
doRemoveItem(ovoc.uid,1)
doRemoveItem(massa.uid,1)
doSendMagicEffect(posovoc,2)
doSendMagicEffect(posmassa,2)
doCreateItem(6548, 1, posmeleca)
doSendMagicEffect(posmeleca,2)
elseif ovoc.itemid == 6544 and massa.itemid == 6277 then
doRemoveItem(ovoc.uid,1)
doRemoveItem(massa.uid,1)
doSendMagicEffect(posovoc,2)
doSendMagicEffect(posmassa,2)
doCreateItem(6549, 1, posmeleca)
doSendMagicEffect(posmeleca,2)
elseif ovoc.itemid == 6543 and massa.itemid == 6277 then
doRemoveItem(ovoc.uid,1)
doRemoveItem(massa.uid,1)
doSendMagicEffect(posovoc,2)
doSendMagicEffect(posmassa,2)
doCreateItem(6551, 1, posmeleca)
doSendMagicEffect(posmeleca,2)
end
end
if item.actionid == 6002 then
if meleca.itemid == 6547 and fruta.itemid == 2676 and gelo.itemid == 7441 then
doRemoveItem(meleca.uid,1)
doRemoveItem(fruta.uid,1)
doRemoveItem(gelo.uid,1)
doSendMagicEffect(posmeleca,2)
doSendMagicEffect(posfruta,2)
doSendMagicEffect(posgelo,2)
doCreateItem(7373, 1, sorvete)
doSendMagicEffect(sorvete,2)
elseif meleca.itemid == 6550 and fruta.itemid == 2674 and gelo.itemid == 7441 then
doRemoveItem(meleca.uid,1)
doRemoveItem(fruta.uid,1)
doRemoveItem(gelo.uid,1)
doSendMagicEffect(posmeleca,2)
doSendMagicEffect(posfruta,2)
doSendMagicEffect(posgelo,2)
doCreateItem(7374, 1, sorvete)
doSendMagicEffect(sorvete,2)
elseif meleca.itemid == 6548 and fruta.itemid == 2680 and gelo.itemid == 7441 then
doRemoveItem(meleca.uid,1)
doRemoveItem(fruta.uid,1)
doRemoveItem(gelo.uid,1)
doSendMagicEffect(posmeleca,2)
doSendMagicEffect(posfruta,2)
doSendMagicEffect(posgelo,2)
doCreateItem(7375, 1, sorvete)
doSendMagicEffect(sorvete,2)
elseif meleca.itemid == 6549 and fruta.itemid == 2673 and gelo.itemid == 7441 then
doRemoveItem(meleca.uid,1)
doRemoveItem(fruta.uid,1)
doRemoveItem(gelo.uid,1)
doSendMagicEffect(posmeleca,2)
doSendMagicEffect(posfruta,2)
doSendMagicEffect(posgelo,2)
doCreateItem(7376, 1, sorvete)
doSendMagicEffect(sorvete,2)
elseif meleca.itemid == 6551 and fruta.itemid == 2677 and gelo.itemid == 7441 then
doRemoveItem(meleca.uid,1)
doRemoveItem(fruta.uid,1)
doRemoveItem(gelo.uid,1)
doSendMagicEffect(posmeleca,2)
doSendMagicEffect(posfruta,2)
doSendMagicEffect(posgelo,2)
doCreateItem(7377, 1, sorvete)
doSendMagicEffect(sorvete,2)
end
end
end
Não se assuste pelo tamanho do script eu irei explicar:
EXPLICAÇÃO
posovo = {x=995, y=994, z=7, stackpos=2} >> aqui é a posição que o player terá que colocar o ovo
posmeleca = {x=1001, y=994, z=7, stackpos=2} >> aqui é a posição que a massa tingida vai aparecer
posfruta = {x=1002, y=994, z=7, stackpos=2} >> aqui é a posição que o player terá que colocar a fruta
posgelo = {x=1003, y=994, z=7, stackpos=2} >> aqui é a posição que o player terá que colocar o Ice cube
posovoc = {x=999, y=994, z=7, stackpos=2} >> aqui é a posição que o player terá que colocar o coloured egg
posmassa = {x=998, y=994, z=7, stackpos=2} >> aqui é a posição que a massa vai aparecer
posfarinha = {x=996, y=994, z=7, stackpos=2} >> aqui é a posição que o player terá que colocar a farinha
6000 >> aqui é o ActionId que você colocou no 1° pedesta (aquele que você ira dar use para faser a massa)
6001 >> aqui é o ActionId que você colocou no 2° pedesta (aquele que você ira dar use para faser a massa tingida)
6002 >> aqui é o ActionId que você colocou no 3° pedesta (aquele que você ira dar use para faser o sorvete)
2° PASSO
Agora é so adicionar as tags. Abra a pasta do seu ot e va em data/actions/ e abra o arquivo actions.xml e adicione isso:
<action actionid="6000" script="Sorveteria.lua" /><action actionid="6001" script="Sorveteria.lua" />
<action actionid="6002" script="Sorveteria.lua" />
6000 >> Actionid que você colocou na 1° estatua
6001 >> Actionid que você colocou na 2° estatua
6002 >> Actionid que você colocou na 3° estatua
Sorveteria.lua >> Nome do script
O tutorial fica por aqui, espero que vocês tenham gostado, postem aqui, ideias, duvidas ou sugestões de scripts, até a proxima
Creditos: D@rk