...


EXPLICANDO:
-Oque você ira explicar nesse tutorial?
Nesse tutorial eu irei explicar como você podera fazer uma arvore que quando você der use nela ela ira retirar toda sua mana e metade de seu hp... (A quatidade de hp e de mana retiradas eu explicarei também como você poderar mudar)
Vamos la:
Fazendo a area
Ø1° passo: Escolhendo a area
Escolha uma area aonde você ira colocar a sua arvore
*Dica*
-Coloque a arvore numa floresta ou num jardin... porque você ja viu uma arvore desta no deserto ou numa ilha de gelo 0.o
Eu usarei está area, que é uma jardin que fica em cima de uma construção. Veja:
Ø2° passo: Adicionando objetos
Adicione a arvore (id: 2699) no local e se quiser enfeite o local
*Dica*
-Coloque no local objetos misticos,pedras coloridas, fontes, sujeiras, etc
Depois disso clique com o botão direito em cima da arvore e clique em propriedades. Depois disso adicione um Action id, mas lembre-se nunca adicione um action id que ja esteja em uso.
Veja:
Actions
Ø1° passo: Adicionando o Script
-OMG 0.0. Scripts?
Sim, você acho que seria a base de milagre, claro que não... ^^
Abra a pasta do seu ot e vá em data/actions/scripts. Copie qualquer arquivo e renomei para Tree.
Apague tudo que estiver dentro e cole isso:
----- Magic Tree by Darckkk -----function onUse(cid, item, frompos, item2, topos)
pos = getPlayerPosition(cid)
mana = getPlayerMana(cid)
hp = getPlayerHealth(cid)
if item.actionid == 1000 then
doPlayerAddMana(cid,-mana)
doSendMagicEffect(pos,12)
doPlayerAddHealth(cid,-hp/2)
doSendMagicEffect(pos,12)
if hp == 1 then
doPlayerAddHealth(cid,-hp)
doSendMagicEffect(pos,12)
else
doPlayerSendCancel(cid,"Desculpe, Não é possivel")
end
end
end
Explicando:
- 1000 >>> Este é o action id que colocamos na arvore.
- mana >>> Aqui é quanto de mana a arvore ira tirar.
- hp/2 >>> Aqui é quanto de life a arvore ira tirar.
Ø2° passo: Adicionando a tag
Abra a pasta do seu ot e vá em data/actions e adicione isso:
<action actionid="1000" script="Tree.lua" />
*Explicando
"1000" >>> Aki é o action id que nós colocamos na arvore
"Tree.lua" >>> Aqui é o nome do arquivo
Veja como ficou a minha:
Mudando o dano
Agora vo falar como você irá determinar o dano...
Se você deixar como estar, ele ira tirar toda a mana e metade da life do player...
Se você quiser mudar é só você ditar isso:
doPlayerAddMana(cid,-mana)doSendMagicEffect(pos,12)
doPlayerAddHealth(cid,-hp/2)
doSendMagicEffect(pos,12)
if hp == 1 then
doPlayerAddHealth(cid,-hp)
doSendMagicEffect(pos,12)
--Mudando a quantidade de mana:
- mana >>> é so você trocar isso pela quantidade, por exemplo se voce colocar -500 ele ira tirar 500 de mana, mais lembrese, sempre coloque o sinal de - na frente, porque senão ele ira adicionar ao inves de retirar
- Mudando a quantidade de hp:
- hp/2 >>> é so você mudar para a quantidade de hp que você que que ele perca, sempre lembrando que o numero deve ser negativio (com o sinal de - na frente), por que se não quando ele der use ira adicionar e não retirar
-- Definindo se o player ira morre
if hp == 1 thendoPlayerAddHealth(cid,-hp)
doSendMagicEffect(pos,12)
Se você não quser que ele morrar basta apenas retirar essa parte do script ficando assim:
function onUse(cid, item, frompos, item2, topos)pos = getPlayerPosition(cid)
mana = getPlayerMana(cid)
hp = getPlayerHealth(cid)
if item.actionid == 1000 then
doPlayerAddMana(cid,-mana)
doSendMagicEffect(pos,12)
doPlayerAddHealth(cid,-hp/2)
doSendMagicEffect(pos,12)
else
doPlayerSendCancel(cid,"Desculpe, Não é possivel")
end
end
-- Determinado com quanto de life o player ira morre
Para determinar quanto de life o player ira morre é só editar isso aqui
if hp == 1 then
Basta trocar este numero, ai esta falando que quando o player estiver com 1 de life ele ira morre...
Bem o tutorial fica por aqui, espero que vocês tenham gostado
Creditos: D@rk
Até a proxima ^^