Aula Items.xml
Usuários XTibia, como sempre estou respondendo na área de Suporte e vim notando que muitas dúvidas são relacionadas ao arquivo Items.xml, um arquivo muito simples porem muitos ainda não sabem como usá-lo. Então resolvi fazer um tuto ensinando como usa-lo, pelo menos uma noção básica.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Indice:
1º Passo: Como abrir o items.xml
2º Passo: Reconhecendo as linhas do Items.xml
3º Passo: Editando Items
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1º Passo: Como abrir o items.xml.
Entre na pasta de seu OtServer e vá na pasta Data->Items, cique com o botão Direito do mouse em cima do arquivo Items.xml e vá em abrir com. Abra-o com um Bloco de Notas.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2º Passo: Reconhecendo as Linhas do Items.xml.
Em codes de items que podem ser equipados vocês sempre encontraram linhas, na mesma ordem, a partir delas você pode
editar o item mudando seu ataque, seu peso, sua descrição....
Vou agora usar o code da Golden Armor de Exemplo:
<item id="2466" name="golden armor">
<attribute key="description" value="It's an enchanted armor."/>
<attribute key="weight" value="8000"/>
<attribute key="armor" value="14"/>
<attribute key="slotType" value="body"/>
</item>
Em vermelho está a linha em que você define o nome do item, no caso Golden Armor. Esta linha também define o id do item.
Em azul está a linha que define a descrição do Item que aparece quando você dá look no Item após o nome do mesmo. No nosso caso a Golden Armor ficaria assim ''You see a Golden Armor. It's an enchanted armor''.
Em verde está a linha onde é definido o peso do Item, no nosso exemplo o peso da Golden Armor é 80.0 oz. Muitos devem estar pensando como é 80.0 oz se está escrito 8000 value? Simples a fórmula do peso é sempre adicionar duas casas de 0 no final, por exemplo se você quer que um item pese 100.0 oz escreva no value 10000 adicionando 2 zeros ao valor inteiro do peso do Item.
Em marrom está a linha em que você define a ''armor'' do Item, se ele for uma armadura.
Em laranja está a linha em que você define o Slot em que o Item vai ser equipado.
Para armaduras <attribute key="slotType" value="body"/>
Para boots <attribute key="slotType" value="feet"/>
Para legs <attribute key="slotType" value="legs"/>
Para necklaces <attribute key="slotType" value="necklace"/>
Para elmos <attribute key="slotType" value="head"/>
Para backpacks <attribute key="slotType" value="backpack"/>
Para rings <attribute key="slotType" value="ring"/>
Para armas de Duas Mãos (incluindo Bows, Crossbows e derivados) <attribute key="slotType" value="two-handed"/>
Como já devem ter percebido, no code da Golden Armor não estavam presentes todas linhas de codes, então aqui vai as linhas que lá não estavam:
<attribute key="defense" value="38"/>
Linha que define a defense do Item.
<attribute key="attack" value="50"/>
Linha que define o ataque do Item.
<attribute key="weaponType" value="sword"/>
Está linha sempre aparecerá caso o Item seja uma arma e é essa linha que definirá qual skill o Item vai treinar. Apenas em caso de munições muda está regra citada anteriormente.
Para swords <attribute key="weaponType" value="sword"/>
Para axes <attribute key="weaponType" value="axe"/>
Para shields <attribute key="weaponType" value="shield"/>
Para equipes de distance <attribute key="weaponType" value="distance"/>
Para munições como bolts, arrows e etc <attribute key="weaponType" value="ammunition"/>
<attribute key="ammoType" value="bolt"/>
Está linha define o tipo de munição. Tipo bolt, arrow, burst arrow, poison arrow, power bolt entre outros.
<attribute key="increaseMagicPercent" value="10"/>
Caso o item aumente o ataque mágico ao usuário está linha definirá quantos % o Item aumentará.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3º Passo: Editando Items.
Agora vou mostrar à vocês como Editar um Item, apesar de eu já ter explicado etapa por etapa vou mostrar pondo a mão em massa.
Vou editar a Golden Armor:
<item id="2466" name="golden armor">
<attribute key="description" value="It's an enchanted armor."/>
<attribute key="weight" value="8000"/>
<attribute key="armor" value="14"/>
<attribute key="slotType" value="body"/>
</item>
Nome: golden armor
Descrição: It's an enchanted armor.
Peso: 80.0oz
Armor: 14
Para:
<item id="2466" name="armadura de ouro">
<attribute key="description" value"É uma armadura encantada."/>
<attribute key="weight" value="10000"/>
<attribute key="armor" value="20"/>
<attribute key="slotType" value="body"/>
Nome: armadura de ouro
Descrição: É uma armadura encantada.
Peso: 100.0oz
Armor: 20
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aqui encerro meu Tutorial.
//Comentários Construtivos
Créditos: Bloods