Desde o começo do projeto OpenTibia, houve sempre o uso de arquivos XML para guardar-se dados. Com isso, o projeto se popularizou, já que era fácil de se mexer, e não era necessário nenhum programa. Aos poucos, mais e mais pessoas se juntaram a comunidade OpenTibia, e assim então, o projeto fora crescendo. Com o tempo passando, já com o projeto bem avançado, o SQL começa a tomar parte em algumas partes que anteriormente, eram XML. De início, não deu muito certo, muitas pessoas não sabiam mexer muito bem, outras, não viam motivo para tal.
O OpenTibia então cresceu mais, o SQL foi tomando conta, e aos poucos o XML ia se extinguindo, até chegarmos a uma proporção bastante satisfatória: quase metade dos servidores hoje, usam SQL.
O legado do XML começara a se corromper a partir daí, numa terça-feira, dia 28 de agosto de 2007, o developer da SVN, wrzasq, responsável pelo banco de dados, iniciou uma branche: a polêmica revdbsys. Essa revisão de todo o código do OpenTibia relacionado a banco de dados, trará o fim completo do XML e implementação total do SQLite no lugar. Com essa mudança radical, é bom lembrar que o processamento irá melhorar, obviamente, SQL é muito mais rápido que XML, mas será que a quantidade de pessoas que estão envolvidas nesse meio irá diminuir? Só o tempo irá dizer, mas que todos estejam preparados para essa revolução no OpenTibia!