Tibia X Secondlife
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Tibia - CipSoft
Tibia é o nome de um MMORPG da empresa CipSoft
Ficha Técnica:
Média de jogadores online: 50.000
Criação: 1997
Nacionalidade: Alemã
Países com maior público: Polônia e Brasil
Site: http://www.tibia.com
SecondLife - LindenLabs
SecondLife é o nome de um MMORPG da empresa Linden Labs
Ficha Técnica
Média de jogadores online: 50.000
Criação: 2003
Nacionalidade: Americana
Países com maior público: EUA e Brasil
Site: http://secondlife.com
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As fichas são parecidas, não?
Mesmo com toda essa aparência até mesmo esse "empate em número de usuários" a empresa Linden Labs está virando uma das maiores empresas em criação do mundo.
Dados diários da movimentação de dinheiro da Linden Labs:
US$ Spent Last 24h: $967,132 (Dia 6 de Setembro até as 18:55)
A média diária de transação de dinheiro dentro do jogo é de 1 milhão de doláres, dados assustadores... não?
Já a empresa CipSoft mantenedora do jogo Tibia, mesmo podendo ser executado em computadores simples conseguiu pouco lucro comparado a Linden Labs:
Dados oficiais de 2003: US$ 4,018 milhões
Com lucro de quase R$8,000 milhões de reais em 2003, hoje a CipSoft não chega nem perto da Linden Labs que consegue este lucro em quase 1 semana.
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Economia dentro dos Jogos
Erra quem diz que o SecondLife é um jogo simples, com economia real, sistemas de inflação, ações, bolsa de valores, até bancos o MMORPG SecondLife hoje é conhecido como o fenomêno mundial graças aos seus revolucionário sistema de criação em partes pelos usuários
Já o Tibia, não existe um sistema complexo de economia, os sistemas de economia são quebrados facilmente com a grande procura e o grande número de jogadores evoluídos.
Em mundos "antigos" como são chamados, itens raros caíram em desvalorização por esse modo.
Como dizia um amigo meu, a economia do tibia é complexa, tem ATÉ um NPC de trocar dinheiro. (gold como é chamado no jogo)
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Liberdade e Criação
O SecondLife é inovador, pelo seu sistema de criação.
Tudo que é criado, modificado, inventado foi POR algum usuário, com isso você pode fazer o que quiser como quiser.
Já o Tibia não existem opções algumas de criação.
Tudo que é criado, feito, ou modificado vem apartir da empresa mantenedora, a CipSoft.
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Sistemas
O SecondLife inova muito em sistemas, recentemente na nova versão, os usuários podem conversar livremente no mundo que estiverem.
Dentro do jogo, existem opções simples como Desanexar uma roupa ou objeto e até de alta dificuldade como criação 3D complexa sem necessidade de outro programa.
Já o Tibia não existem muitos sistemas, os sistemas de batalhas são simples, e com apenas algumas "runas" como são chamadas dentro do jogo.
Só existem 3 modos de batalha (Defensiva, Balanceada, Ataque) e algumas poucas runas.
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Público
Hoje o público que acessa o SecondLife, tem a média de idade entre 18~40 anos e na maioria empreendedores ou pessoal que investe pesado em publicidade, ou apenas joga para se divertir.
O Tibia não tem mínimo de idade, a idade média é entre 10~18 anos, apenas jovens ou crianças que jogam por diversão.
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Peso
O SecondLife é um jogo inovador, também quanto ao peso.
O Jogo simples tem apenas 36mb, sendo até um grande avanço para o ramo de jogos ou simuladores
O Tibia possui 12 mb, mesmo sendo pouco é um jogo em 2D e esse tamanho pode até se extender para 100mb no caso de maiores mapas.
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Moral da História
A CipSoft investe pouco para gerar lucro.
Após conhecer o SecondLife e todos os seus sistemas, comecei a ter outra imagem da Cipsoft, a imagem de uma pequena empresa que tem um lucro mediano.
Para o Tibia crescer, a Cip deveria investir nestes aspectos:
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Público, O Tibia é conhecido como um jogo infantil bem por causa do seu público, com média de idade baixa isso gera pouco lucro, e menor investimento quanto a servidores;
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Criação, O sistema de criação dentro do Tibia é precário, um usuário não pode criar nada a não ser modificar casas ou criar runas;
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Modernização, Hoje o tibia não se moderniza quanto ao mundo atual, parado em um mundo 2D, o tibia é quase ultrapassado para outros grandes jogos.
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Opinião do autor: Não adianta nada a CipSoft fazer "updates" que não fazem quase nada, ela deveria ajustar a economia, liberar alguns poucos códigos de criação, e começar a modernizar servidores e jogo.
Antigamente, tinha a visão da CipSoft como uma empresa grande, com lucros altíssimos, mais se formos olhar por fora este lucro da CipSoft é mediano e ela cobra pouco.
Não adianta a CipSoft ter 50000 jogadores que não pagam nada, é hora de começar o investimento, e já!
Todos os créditos para Rickzs
xtibia.com