Objetos Em Javascript

Dark Lost
em Programação Web

Dark Lost

avatar
Barão
Barão

INFOS

Grupo: BarãoRegistrado: 28/05/07Posts: 217Char no Tibia: Breiak

-----------------------------------

Creditos: http://www.criarweb.com/index.php

Trazer Para o Forum: Dark Lost

-----------------------------------

Vamos La.....

 

Vemos uma primeira introdução ao mundo dos objetos em geral e em particular na linguagem Javascript.

 

Vamos entrar em um tema muito importante de Javascript como são os objetos. É um tema que ainda não vimos e sobre o qual adiante vamos tratá-lo constantemente, pois todas as coisas em Javascript, inclusive as mais simples, vamos realizar através do manejo de objetos. De fato, nos exemplos realizados até agora fizemos um grande esforço para não utilizar objetos e ainda assim, o utilizamos em alguma ocasião, pois é muito difícil encontrar exemplos em Javascript que, embora sendo simples, não façam uso deles.

 

A programação orientada a objetos representa uma nova maneira de pensar na hora de fazer um programa. Javascript não é uma linguagem de programação orientada a objetos, embora os utiliza em muitas ocasiões: podemos criar novos objetos e utilizar muitos que estão criados desde um princípio. Entretanto, a maneira de programar não vai mudar muito e o que vimos até aqui relativo à sintaxe, funções, etc., pode ser utilizado da mesma forma que foi indicado. Somente vamos aprender uma espécie de estrutura nova.

 

Para começar a aprofundarmos na programação orientada a objetos é imprescindível que se leia um pequeno artigo publicado em CriarWeb sobre este tema. Depois de sua leitura você pode continuar com estas linhas e se já conhece a programação orientada a objetos continue lendo sem pausa.

 

Como instanciar objetos

 

Instanciar um objeto é a ação de criar um exemplar de uma classe para poder trabalhar com ele logo. Lembramos que um objeto se cria a partir de uma classe e a classe é a definição das características e funcionalidades de um objeto. Com as classes não se trabalha, estas somente são definições, para trabalhar com uma classe devemos ter um objeto instanciado dessa classe.

 

Em javascript para criar um objeto a partir de uma classe se utiliza a instrução new, desta maneira.

 

var meuObjeto = new minhaClasse()

 

Em uma variável que chamamos meuObjeto atribuo um novo (new) exemplar da classe minhaClase. Os parênteses se preenchem com os dados que a classe necessita para iniciar o objeto, se não há que colocar nenhum parâmetro, coloca-se os parênteses vazios. N a verdade o que se faz quando se cria um objeto é chamar ao construtor dessa classe e o construtor é o encarregado de cria-lo e e inicia-lo. Falaremos sobre isso mais adiante.

 

Como acessar às propriedades e métodos dos objetos

 

Em Javascript podemos acessar às propriedades e aos métodos de objetos de forma similar a como se faz em outras linguagens de programação, com o operador ponto (".").

 

As propriedades se acessam colocando o nome do objeto seguido de um ponto e o nome da propriedade que se deseja acessar. Desta maneira:

 

meuObjeto.minhaPropriedade

 

Para chamar aos métodos utilizamos uma sintaxe similar, mas colocando ao final entre parênteses os parâmetros que passamos aos métodos. Do seguinte modo:

 

meuObjeto.meuMetodo(parametro1,parametro2)

 

Se o método não recebe parâmetros colocamos os parênteses também, mas sem nada dentro.

 

meuObjeto.meuMetodo()

 

 

 

Objetos incorporados em Javascript

 

Lista dos objetos que temos a nossa disposição na hora de trabalhar com Javascript.

 

Sabendo já o que é a programação orientada a objetos vamos introduzir o manejo de objetos em Javascript e para isso vamos começar com o estudo das classes pré-definidas que implementam as livrarias para o trabalho com strings, matemáticas, datas etc. As classes que vamos ver a seguir são as seguintes:

 

* String, para o trabalho com cadeias de caracteres.

* Date, para o trabalho com datas.

* Math, para realizar funções matemáticas.

* Number, para realizar algumas coisas com números

* Boolean, trabalho com booleanos.

 

Nota: As classes se escrevem com a primeira letra em maiúsculas. Tem que ficar claro que uma classe é uma espécie de “declaração de características e funcionalidades" dos objetos. Com outras palavras, as classes são descrições da forma e do funcionamento dos objetos. Com as classes geralmente não se realiza nenhum trabalho, mas sim com os objetos, que criamos a partir das classes.

 

Uma vez compreendida a diferença entre objetos e classes, cabe assinalar que String é uma classe, o mesmo que Date. Se quisermos trabalhar com cadeias de caracteres ou datas necessitamos criar objetos das classes String e Date respectivamente. Como sabemos, Javascript é uma linguagem sensível às letras maiúsculas e minúsculas, e neste caso, as classes, por convenção, sempre se escrevem com a primeira letra em maiúscula e também a primeira letra das palavras seguintes, se é que o nome da classe está composto por várias palavras. Por exemplo, se tivéssemos a classe de "Alunos universitarios" se escreveria com a -A- de alunos e a -U- de universitarios em maiúsculo. AlunosUniversitarios seria o nome de nossa suposta classe.

 

Nota: Uso de maiúsculas e minúsculas. Já que paramos anteriormente para falar sobre o uso de maiúsculas em certas letras dos nomes das classes, vamos terminar de explicar a convenção que se realiza em Javascript para nomear os elementos.

 

Para começar, qualquer variável costuma-se escrever em minúsculas, embora se este nome de variável se compõe de várias palavras, costuma-se escrever em maiúscula a primeira letra das seguintes palavras. Isto se faz em qualquer tipo de variável ou nome nos nomes das classes, onde se escreve também em maiúscula o primeiro caractere da primeira palavra.

 

Exemplos:

 

Number, que é uma classe se escreve com a primeira em maiúscula.

RegExp, que é o nome de outra classe composto por duas palavras, tem a primeira letra das duas palavras em maiúscula.

minhaCadeia, que suponhamos que é um objeto da classe String, se escreve com a primeira letra em minúscula e a primeira letra da segunda palavra em maiúscula.

data, que suponhamos que é um objeto da classe Date, se escreve em minúsculas por ser um objeto.

minhaFunção(), que é uma função definida por nós, costuma-se escrever com minúscula a primeira.

 

Como dissemos, esta é a norma geral para dar nomes às variáveis, classes, objetos, funções,, etc. em Javascript. Se a seguimos assim, não teremos problemas na hora de saber se um nome em Javascript tem ou não alguma maiúscula e ademais todo nosso trabalho será mais claro e fácil de seguir por outros programadores ou por nós mesmos no caso de retomar um código uma vez passado algum tempo.

 

Abraços




Para os pássaros Deus deu duas asas, para o homem duas rodas
Quatro rodas transportam um corpo, duas rodas libertam um espírito.

ppL | BrK Macaco =)
Recruted ppL Clan Server in Counter-Strike Brasil

xdtibia16

aLuXeS
avatar
Visconde
Visconde

INFOS

Grupo: ViscondeRegistrado: 29/06/08Posts: 354Char no Tibia: Sir Aluxes

quem não sabe disso lol.

Aluxes3

avatar
Campones
Campones

INFOS

Grupo: CamponesRegistrado: 18/10/08Posts: 34Char no Tibia: Nenhum

Aqui é o Aluxes, Bom tuto para iniciantes.

 

Exemplo de Script:

 

<script>

function mensagem()

{

var mensagem = "xd";

alert("Oi " + mensagem + "");

}

 

mensagem();

</script>

Atenciosamente,
Bulaxa.

satan666

Antichrist Superstar
avatar
Conde
Conde

INFOS

Grupo: CondeRegistrado: 07/05/08Posts: 612Char no Tibia: leviana luciferiana

obrigado pela colaboraçao eu ja sabia mas muitos nao sabem e espero que aprendam ....

creationb.jpg

"Um Deus que usasse seu poder para criar seres humanos que de antemão sabia que seriam atormentados eternamente, e que os predestinasse a isso,



não poderia ser sábio, nem justo e tampouco amoroso.

Além de nos submeter a isso vim a nos julgar e condenar por nossos atos aos tormentos do inferno.

pra minha pessoa isso não é um Deus Pai amoroso e bondoso como o chaman, seu padrão seria muito mais inferior do que o de muitos homens."