Oi... denovo aqui fazendo mais um Tutorial.. são exatamente 03:16 a.m, estou em um pleno domingo sem sono... e daki 3 horas tem aula.. e então resolvi fazer mais um tutorial para ajudar a galera!
Neste tutorial estarei ensinando a fazer montanhas e caves com tema de Neve.
Bom vamos começar !
Primeiramente abriremos o OtMap Editor
Eu farei aqui uma area de neve, mas você poderá fazer da forma que quiser claro.
Use o tile: 670 Para poder fazer a forma da ilha, ou continente.
Após fazer a ilha, pegue o tile: 4608 de um fill ground para adicionar agua no mapa (para dar fill ground, clique com o botao direito do mouse na parte preta do map editor, e selecione fill ground)
Para dar uma randomizada na neve use o tile: 671 para adicionar ice.
Novamente, volte a adicionar um pouco de agua, tile: 4608, só que desta vez na ilha, para dar a impressão de que foram buracos abertos para se pegar peixes
E logo teremos algo parecido com isto:
Calma.. claro, claro, eu não esqueci das bordas, então já que vocês devem ter pensado, vamos colocar as bordas!
Para o continente usaremos os tiles: 6627 á 6638
Para fazer as bordas dos tiles de gelo e de agua, dentro do continente usaremos os tiles : 4737 á 4748
E após alguns minutos, teremos algo parecido com isto:
Bom, feito as bordas, vamos começar a fazer a montanha, antes de tudo, um breve tutorial sobre como fazer montanhas, olhem a img abaixo:
Certo, agora continuando, para deixar a montanha mais bunita, eu dei uma randomizada nos tiles que "compoem" a montanha, eu fiz uma mistura dos tiles: 6925, 6869 e 919. Respectivamente as bordas dos tiles 6925 são os tiles: 6926 á 6937, e para a borda dos tiles 6869 são os tiles: 6870 á 6871, agora com os tiles de bordas de neve, vamos fazer um preenchimento, em volta da parte interior da montanha, notem nos cantos interiores da montanha, tiles: 6939 á 6950
Bom, nesta montanha, usei o tile: 919 para fazer o preenchimento da montanha, e utilizei os tiles citados na foto anterior, para fazer a montanha, e apliquei os tiles: 6939 á 6950, para a borda da parte interior da montanha, na customização de ground, usei os tiles: 4759, 4757 e 103, todos eles cm bordas de neve tiles: 4737 á 4748, na borda interior da parde da montanha, no chão utilizei os tiles: 4456 á 4467. Para fazer a randomização dos tiles de neve, utilize os tiles: 6580 á 6586. Distribua também algumas bolas de neve pelo chão, tiles: 6609 á 6611. Dentro da montanha coloquei uns flocos de neve tiles: 6715 á 6717, e algumas pedras dentro e fora da montanha tiles: 6712 á 6714. As pedras do lado de fora da montanha tiles: 6999 á 7003 e 7004 á 7007. Também na parte de dentro da montanha, coloquei alguns pedaços de gelo espalhados pelo chão tiles: 7145 á 7157, na parte de fora, coloquei alguns tiles de neve com rachaduras, tiles: 6612 á 6626, e para terminar, do lado de fora algumas arvores tiles: 2697, 2698 e 7020 á 7023 Eu coloquei um Frost Dragon dentro da Caverna da montanha, só para dar um desafio
Voltando para o ground floor, Irei apenas randomizar, utilizando os mesmos tiles da parte de cima, tomando cuidado para não ficar nada exagerado.
Ficando assim:
Zoom -1:
Lembrando que .. agora são 6:10, hora de conclusão do tutorial, tenho que ir para a escola, mas assim que chegar irei editar o Topic, para ensinar a vocês como fazer caves cm os novos tiles. Muito obrigado pela atenção e espero que você comentem.. demorou para fazer este tutorial! E, esta ilha, e todo o resto que eu postar como tutorial aqui, vocês poderão encontrar em meu servidor, o Frozen Light.
E uma dica para aqueles que estão começando agora com Mapping: Mapping é arte.. e não importa que tipo de arte seja, não existe feio nem bonito, oque muda é a forma que é interpretada. E lembre-se que um bom mapa, requer detalhes.. sempre que for fazer um mapa, tente fazer um esboço antes, num papel, não coloque muitos monstros juntos, procure fazer lugares amplos, para distribuir bem os monstros.
Muito Obrigado!
Pain (Frozen Light Mapper)
DEVIDOS CREDITOS = PAIN