Tibia é objeto de pesquisa nas universidades
Em 1996 na Universität Regensburg, o projeto que viria a ser conhecido hoje como Tibia dava seus primeiros passos. Mais de uma década depois o jogo volta às faculdades, agora como objeto de pesquisas: na última sexta feira (28/09), a socióloga Carla Junger Heyde defendeu na UFRGS sua dissertação de mestrado com base no game da CipSoft. Num trabalho inédito no Brasil, a socióloga coletou dados conversando com mais de 500 jogadores de Tibia durante 17 meses, chegando à incrível marca de 4000 horas de jogo.
O resultado final é uma dissertação que usa as teorias do filósofo alemão Axel Honneth - que prega a busca da auto-realização do indivíduo através do reconhecimento - e consiste em um paralelo entre os dois mundos: o real e o imaginário. Carla Heyde concluiu que o jogador de Tibia (e outros jogos online) acaba por buscar dentro de um ambiente virtual sua realização como indivíduo, levando suas experiências da vida real para dentro do game e vice-versa. O mundo dos jogos online tem sido cada vez mais almejado por pesquisadores das mais diversas áreas, pois este tipo de game oferece um outro ambiente completo em que as pessoas agem de forma diferenciada da vida real.
É Tibia caíndo na boca do povo! Comente e digam o que vocês acham desse novo fato. :lol:
Fonte:
Tibiabr