Haha, certamente deve estar ficando "monotono" eu postar tutoriais, mas acontece que eu não consigo parar!!!
O meu ultimo tutorial foi sobre como criar lojas/decorar lojas.
Mas esse daqui, eu vou ensinar a fazer uma boa taverna, e um Depot, que agrade os players, e até os npcs!
Então.. oque você deve fazer para ter uma boa taverna/depot ?
Você vai aprender, ou a como decorar aqui! Com exclusivdade.
Tavernas
Oque realmente é uma taverna?
Aqueles que já conhecem, ou procuraram saber, podem dizer que uma taverna é como um pub, ou seja um lugar aonde os aventureiros
visitavam após a suas longas viajens, ou até mesmo depois de um longo dia de trabalho, para tomar cerveja, comer um javali assado,
e se divertir com os amigos, conversar, e se embebedar (como eu faço nas festas).
Tá, mas oque devemos ter em uma taverna?
- 1° Devemos levar em conta, que as pessoas vão alí para beber, logo, deve-se ter pelo menos cerveja (beer)
- 2º Mas que quase ninguem leva em conta, é o fato de que as pessoas vão alí para comer também!
- 3º As verdadeiras tavernas, possuiam alojamentos, para que aventureiros de outras terras pudessem dormir.
- 4° Uma taverna, nunca é um lucar 100% limpo! Obs: não vá sujar ela toda -.-
Bom, eu posso ter esquecido de algo, mas acho que oque já citei está bom.
Então vamos lá, seguindo todos os passos para a criação, você como sempre já deve ter um mapa definido.
Eu vou usar um exemplo que já tenho aqui (usado no ultimo tutorial).
Mãos á obra:
- Para começar vamos abrir o OtMap Editor
- Vamos definir a área da taverna. Para isso usarei os seguintes ID's: 1025, 1026, 1027 e 1029
- Como eu citei, a taverna é um lugar aonde os aventureiros se alimentam, então vou fazer um pequeno cercado
com alguns porcos, e carneiros. Para fazer o cercado, utilizarei os ID's: 1533 á 1542.
Após algum tempo, terá ficado assim:
- Agora, depois de definir a forma, vamos adicionar:
portas em arco ID's: 1215 á 1218, 7143 e 7144
portas normais ID's: 5107 e 5098
janelas ID's: 1265, 1266, 6440 á 6443
Depois de adicionar, vamos ter algo parecido:
- Agora, adicionaremos o ground floor da taverna. Para isso vou usar o ID: 3139, mas como já citei, fica a critério de cada um.
Ficará assim:
- E agora, é só deixar a imaginação fluir! Decore de acordo com oque você quiser, mas lembrando de seguir algumas regras
para obter uma taverna bem aconchegante, e com aquilo que for nescessário.
Na decoração da taverna, você pode usar os itens que se encontram em interior e hangables - Alí na parte de fora, aonde ficam os porcos e carneiros vamos colocar palha no chão ID's: 5485 á 5495, 5555 e 5556
- Eu quis inovar, e criar um engenho de fabricação de rum na propria taverna.
Então coloquei uma maquina destiladora ID's: 5113 e 5114.
Coloquei algumas canas de açucar, para fazer o rum, ID's: 5549 á 5552 - Distribui o resto dos itens que achei nescessários, que podem ser encontrados em Interior/Hangables.
E o meu resultado foi:
Como podem ver, uma taverna completa, muito bonita, e aconchegante!
- Agora, vamos criar a parte dos dormitórios que ficará, em cima da taverna, subindo as escadas.
- Para isso, basta usar a criatividade, e todos os ID's de buildings, que eu citei no tutorial na hora de criar a taverna.
- Decore com os objetos que podem ser encontrados em Interiors/Hangables.
- E o melhore de tudo, use a imaginação!
Confiram como ficou os alojamentos da minha taverna:
Depots
Certo, quem não gosta de um depot bonito e bem organizado?
O Depot, é um lugar, aonde os players podem guardar seus itens, dinheiro, entre outras coisas.
No mapa do Tibia, a maioria dos Post Offices ficam alojados dentro do próprio depot. Eu irei usar desta mesma regra
e irei fazer o post office dentro do meu Depot, e também uma parte para o NPC de banco, já que a CipSoft introduziu essa feature recentemente.
Então, mais uma vez, mãos a obra!
- Para começar, vamos definir a forma do Depot, para isso usarei stone wall ID's: 1049, 1050, 1051 e 1053.
Ficando assim:
- Agora vamos adicionar as portas/janelas.
Portas em arco ID's: 1215 á 1218, 7143 e 7144
Portas normais ID's: 6249 e 6252
Janelas ID's: 1267, 1268, 6444 á 6447
Ficará assim:
- Agora, é só adicionar o ground floor, que no caso é stone tile ID: 424, o tile usado pra contagem de itens no depot ID: 426
E ai, olhem como ficará:
- E por final, é só fazer a decoração! Use e abuse da imaginação, olhe para ver se ficaram bem enfeitados, não exagere de mais.
Lembre-se de por iluminação.
Não esqueça de por as caixas de enviar as parcels.
Decore de acordo com o ambienta do mapa.
Observem como ficou o depot que eu fiz:
Bom, é o fim de mais um tutorial!
Espero que tenham gostado, mais uma vez. Estarei trazendo novos tutoriais logo.
Aguardo Comentarios de todos, e gostaria de anunciar que eu estou fazendo parte da equipe do XTibia na area do site.
E isso é mais um motivo para continuar ajudando a comunidade.
Eu não posso dizer que ou o melhor mapper do mundo, pois só mecho com mapas a uns 5 meses, e muitos podem não gostar do meu estilo de mapping,
da mesma maneira podem ter varios usuarios que gostem.
Caso tenham alguma duvida, estarei grato em ajuda-los.
Abraços.
Pain