Dedico esse tutorial aos meus amigos PedroOfStyle e Fogo, que apreciam muito meus trabalhos.
Olá garotada! Bão?
Nesse tutorial vou usar um script(Action) de minha autoria que fui eu que fiz!
Me inspirei no Conde Sapo para fazer esse tutorial.
Espero que ele não fique brabinho
Lua básico, segundo KingCPI:
Lua é a baba ovo da terra, fica rodiando, rodiando, mas nun chega nunca :who-let-rip-smiley:
Falando sério:Pra começar faça um arquivo no seu desktop: KingCPI.lua
Pra esse arquivo saber que ele é um script lua(pra ots) precisa 2 coisas:
A extenção .lua
O começo do script:
function onUse(cid, item)end
Explicando:
function onUse(cid, item): expressa em que situação o script vai agir, aqui onUse(cid, item), ou seja emUso. Podem ser bons exemplos também: onSay(aoFalar), onStepIn(aoSubirEm) e etc.
Na função onUse(cid, item), temos 2 partes a 1ª eu já expliquei(emUso) e a 2ª parte vou esplicar agora:
(cid, item)
Cid quer dizer quem executa, onde cid = o cara que clico no item
Item quer dizer que o item que é o segundo atributo(podia ser um monster, dependendo da função)
end serve pra dizer que a função acaba ali, que não tem efeito sobre o resto do script.
Acabo a 1ª parte.
2ª Parte: Executando alguma coisa, dentro da função.
Na 1ª parte vimos:
function onUse(cid, item)end
Vamos acrescentar algo ai:
function onUse(cid, item)if item.itemid == 2160 then
sendAnimedText(cid, 13, 'Voce eh um bundao')
end
end
Coloquei aquilo entre function onUse(cid, item) e end porque eu queria que executasse como Use, então coloquei dentro da função function onUse(cid, item).
Explicando:
if item.itemid == 2160 then
sendAnimedText(cid, 13, 'Voce eh um bundao')
end
if: em portugues significa SE. Ex.: Se eu cagar, fede.
item.itemid: item(como a especificação, na função onUse).ATRIBUTO
Nesse caso, o atributo é itemid que nada mais é do que o id do item.
==: é usado pra dizer IDENTICO. Pode ser usado tb: >=(Maior ou igual), <=(Menor ou igual), >(Somente maior) e etc.
2160: nesse script é o id do Crystal Coin, mas pode ser qualquer coisa: numero, texto e etc. Só depende do uso dele(não vai coloca texto como id de item, cabra burro).
sendAnimedText(cid, 13, 'Voce eh um bundao'):
sendAnimedText é o comando usado. Esse ai faz aparecer um texto animado, tipo "TOOOT", no party trumpet.
(cid, 13, 'Voce eh um bundao') são as especificações, onde cid é o destinatário, 13 é a cor do texto animado, e 'Voce eh um bundao' é o texto que vai aparecer(sempre entre aspa).
end: finaliza o if. se nao fecha fica aberto(aaah, sério?) e dai nun funfa.
Espero ter ajudado, depois falo mais alguma coisa sobre elseif e etc.
Flwss