Coleção Ouro
Tutorial: Aprendendo sobre áreas submersas
- O que é a Coleção Ouro?
Ela é uma coleção de tutoriais criados por mim especialmente para novatos que estão começando no mundo mapper e querem aprender a fazerem lugares exóticos e ao mesmo tempo bonitos no editor.
- E serão quantos tutoriais presentes nessa coleção?
Diversos, não sei ao certo, mas estarei abrangendo vários temas, principalmentes relacionados ao novo update do Tibia.
- É necessário um alto conhecimento do editor?
Em parte, porque é necessário que você conheça o básico do editor para que possa criar áreas abrangendo os temas aqui indicados.
Boa “aula”!
Programas necessários:
- Map Editor 8.1 ou alguma versão atualizada.
Iniciando:
Após abrir o seu editor, procure uma área mais central de todo o mapa para que não tenhamos problemas com limites.
Antes de iniciarmos a construção da área submersa, você deve se decidir a maneira na qual o jogador irá acessá-la, como por exemplo, ele pode ter acesso atráves de um barco ou de uma simples escada de caverna, mas nunca por um buraco (hole).

Escolha o andar no qual você quer criar o mapa (neste caso, -1). Após isso devemos nos dirigir até a sessão Grounds encontrando os ids 5405 ao 5410. Lembrando que os tiles não estão randomizados automáticamente e necessitam de que isso ocorra manualmente.

Escolha qualquer um deles e inicie uma área. Pode ser de qualquer forma, não necessáriamente redonda como muitos fazem, uma área como qualquer outra. Como é possível notar abaixo, o chão ficará igual dando um toque monótomo, totalmente feio.

Utilize os outros ids (5406 ao 5410) para randomizar, deixando o ambiente o mais bonito possível.

Podemos utilizar desde decoração natural até uma decoração artificial. Optaremos neste tutorial utilizar os dois começando com o artificial. Primeiro vá até a aba Grounds, depois disso procure os ids 405 ou 3139. Os dois são madeira.

Agora procure abrir a aba Borders (Itens) e encontre as bordas cujo ids são 5427 ao 5438. Coloque as bordas sobre a área de madeira e agora abra a aba Boats, lá utilize as paredes tantos normais (4883 ao 4886 e 4906 ao 4912) quanto quebradas (5450 ao 5459) para criarmos um cenário de um navio naúfragado.

Agora, abrindo a aba Underwater, iremos criar um cenário natural do fundo do mar, utilize as diversas pedras e plantas disponíveis e aproveite os ids 7551 ao 7553 localizados na aba Other para completar a decoração ficando assim:

Agora completaremos com algumas pedras localizadas na aba Stones no qual os ids são 3607 ao 3616, 3621 e 3623, 3657 ao 3664, 1305 ao 1306 e as bordas das paredes na aba Borders (Itens). Ficando no final:

O que fizemos aqui foi o básico do tema submerso. Existem outros temas mais avançados que serão explorados futuramente neste mesmo tutorial.
Respawn
Um grande erro cometido por mappers é colocar as criaturas erradas neste tipo de área. Abaixo segue as criaturas corretas.
Quaras (Constrictor, Hydromancer, Mantassin, Pincher e Predator)
Atenção! Quaras Scout são a variedade dos quaras que saem das águas e devem ficar em cavernas semi-inundadas.
Massive Water Elemental é a variedade do Water Elemental que vive no fundo do mar.
Monstros incorretos:
Tortoises não são tartarugas e sim jabutis, ou seja, não vivem debaixo d’água.
Crabs são caranguejos e não siris, ou seja, não vivem debaixo d’água.
Frogs são sapos e só passam o ínicio de sua vida na água, depois vão embora.
Tutorial EXCLUSIVO Xtibia!